9/28/2005

7ª Questão

Decorreu no passado fim de semana o habitual debate a quatro na Rádio Escuro

O barrelas a debater está curioso sobre as opiniões e as dúvidas que todos os quantos ouviram poderam formular.

Qual o candidato que mais agradou?

Qual deles apresentou um discurso coerente, sustentado, pragmático?

Que medidas apresentaram eles execuíveis, reveladoras de inovação e desenvolvimento?

Digam de vossa Justiça...

15 Comments:

At 9/28/2005 10:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Após algumas semanas de debates entre presidentes de junta, era com alguma espectativa que aguardava pelo debate a 4 realizado no último fim de semana, pois bem vistas as coisas esta era a única oportunidade de todos os paivenses ouvirem debatidas frente a frente algumas das questões mais importante do nosso concelho. Apesar de não ter ouvido o debate todo, as minhas espectativas sairam completamente defraudadas, uma vez que os candidatos não se proposeram a apresentar propostas mas sim a atacar os seus adversários. A meu ver este não acrescentou mais nada de realmente importante a tudo o que cada um já tinha dito, e o debate revelou-se algo pobre de ideias, morno e por vezes até maçudo. Resultado final 0-0

 
At 9/29/2005 9:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A semelhança do participante anterior também aguardava com alguma expectativa o debate a 4 e também eu, com certa pena, fiquei extremamente desiludido com resultado.

Falando do debate, houve de todo menos debate de ideias concretas e sustentadas.
Desde a problemática quem deu, quem cedeu o terreno afinal, até aos relatos de ameaças físicas a munícipes sem que nenhum dos presentes (havendo até candidatos com formação na área) aconselhasse a munícipe a recorrer à autoridade competente, houve direito.
Quando questionados sobre assuntos fora da sua zona de conforto, como foi exemplo, a questão dos recursos, que medidas de fundo iriam ser tomadas para a fixação das populações, estes eram vagos imprecisos, utilizando qualitativos como requalificar, readequar, habilitar...e nunca por nunca pondo em causa medidas pouco populares em caso de vitória.
Exaltaram-se tempos passados quer para explicações e motivações pessoais, quer para justificar obra e mostrar coesão, na minha opinião, candidatos com forte apego ao passado e ainda com a visão nesses tempos, mas entendo-os, até eu tenho saudades do 1 mandato do Eng. Diogo.

Em suma, fiquei exactamente na mesma, com dúvidas, com incertezas, sem saber o que esperar de cada um dos candidatos e mais grave sem conseguir perceber como pretendem fazer a gestão da autarquia (devo confessar que fui surpreendido pelo candidato da CDU, que entre todos foi o que discurso mais directo e sustentado apresentou, pena ter tido pouco tempo de exposição).

Renato Pedro

 
At 9/29/2005 4:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu não gostei de minimamente do que foi debatido.

Perderam imenso tempo em assuntos de pouca importância, ou seja, o debate, quanto a mim focou apenas o acessório e não o nuclear.

Não ouvi medidas para áreas que carecem de atenção como sendo o património, o turismo, o emprego, os meios e vias,...


se tivesse de estabelecer aqui um resultado acho que teriamos de inventar um placar com numeração negativa.

 
At 9/30/2005 8:40 da manhã, Blogger Sergio Pereira said...

Falta de objectivos, falta de conhecimento das verdadeiras carências do Concelho, e falta de vergonha na cara de irem totalmente despreparos e sem propostas inovadoras para um debate.
Sinceramente, não estou surpreso com o resultado pois bastava ler com atenção as propostas divulgadas pelos candidatos que já dava para imaginar este cenário.
Nem mesmo as inúmeras opiniões e sugestões que foram debatidas pelos cidadões nos 3 blogs foram levadas em conta.
Será que isto quer mostrar que vamos ter políticos que não vão dar ouvidos ao povo?
Começo a pensar que o melhor será votar em branco, pois somente assim não ficarei com peso na consciência.

(desculpem o desabafo)

 
At 9/30/2005 9:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu estou seriamente a pensar VOTAR EM BRANCO.

Tanto mais quanto tenho uam definição completamente diferente do voto em branco do que a aquela que os politicos, comentadores, joranlistas,..., por conveniencia lhe querem dar. Como é possível igualar um voto em branco a um voto nulo?! Não há ninguém que vote em branco por lapso ou falta de tinta, o voto em branco é na realidade o reconhecimento por parte do votante que não há candidato credivel e que lhe mereça o voto.

Ainda gostava de ver semelhantes circunstancias às relatadas no Ensaio sobre a Cegueira, pelo nosso nobel e para já é a única bandeira em que pego.

 
At 9/30/2005 10:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 9/30/2005 10:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Li que no blog Barrelas que o NP entrevistou um jornalista da rádio escuro sobre a entrevista a 4.

Terá havido análise possível, como se analisam discursos vazios e sem sumo, lamentos pessoais e defesas de honra? Como é possível por muito boa vontade analisar o que não Há, medidas, projectos, um rumo definido?

Será que vamos ver escrito no NP que o dr. Avantino vai dar 2 beijos a senhora da Queiriga;
Que o terreno afinal não é da esposa e do irmão; que o NP se enganou e afinal na pág x linh y deveria ler-se CDU; Que o irmão do dr. Avantino e não quis e defendeu os seus direitos, impedindo de ceder o terreno? Que na realidade o Dr. Avatino que durante tantos anos Estancou o Concelho é um benemérito e deixou por sua livre vontade e ocultação de informação ao irmão ceder o terreno pelo preço por m2 decretado em tribunal; que alguns cidadãos indo a câmara para tratar de assuntos pessoais, almoçam com os vareadores?, enquanto outros passam manhãs para resolver os seus diferendos e não passam da secretaria?


É isto que interessa?
É isto que os Municipes necessitam?
É esta a massa cinzenta que vai gerir o nosso RUMO?


Meus caros, os candidatos estiveram completamente e sem excepção a olhar para o umbigo ou em muitos casos um umbigo já de anos passados, a realidade é que os candidatos são mediocres, não tenhem ideias nem prefilam um objectivo claro para o concelho, são limitados no discurso e na oratória e não têm visão a médio longo prazo, aliás tem uma visão a curtissimo prazo impossivel de colher frutos, enfim não me inspiram a minima confiança...por isso vou VOTAR EM BRANCO.

 
At 9/30/2005 10:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ah, e isto não é um desbafo como no caso Australopithecus XXI (já viram o seu blog, aconselho), isto é revolta, frustração e finalmente impossibilidade de ver UM candidato à altura para o meu cooncelho...e é triste.

nota: correndo o risco de imitar, desta feita pela escrita os nossos candidatos, onde se lê tenhem devrá ler-se têm e isto é uma tentativa frustrada de defender a minha honra.

 
At 10/01/2005 12:42 da manhã, Blogger Sergio Pereira said...

Cara Viperina, suas palavras são simples, directas e sábias. É uma pena que os políticos não sejam assim.

(obrigado)

 
At 10/07/2005 10:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

cara viperina
nao sei se reparou na data do jornal.... a dita entervista ao tal jornalista da rádio, que voce devia saber o nome pois ja conduz entrevistas a mais de 15 anos, sr Jorge Santos, foi antes do debate a 4 e foi a sua opiniao pessoal que ele transmitiu, direito que tambem voce tem...demostra pouco interrese pelo que fala e ate uma certa ignorancia, pois a mim parece me que voce so discute o pouquinho que domina... gostava de ler uma entrevista sua para ver a m..da que dali nao saia, desculpe a franqueza mas penso que nem a entrevista... nao se duvida de quem a mais de 15 anos mantem uma actitude digna e profissional e que pela 1 vez deu uma entrevista...leia a mesma e vera que a analise que ele faz dos 4 candidatos e mais que correcta... oiça as opinioes! sao unanimes em que sao boas analises, deixo ca o meu nome para que saiba quem sou....!

 
At 10/08/2005 4:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Noberto Santos provavelmente a sua douta intelectualidade ofuscam e tolheu-lhe a vista, porque o comentário que fiz não foi relativa a qualidade ou imparcialidade do Sr Jorge Santos,

nunca pus em causa o profissionalismo com que a rádio escuro e todos os seus colaboradores encararam estas eleições, aliás já os congratulei em comentáios anteriores por tal feito.

No entanto, cometi um equivico pois entre os colaboradores da rádio escuro existem dois com apelidos iguais (Pedro Santos e Jorge Santos). Além disso, e se soube ler as minhas palavaras o que estava em causa não era a capacidade critica ou a análise do colaborador da rádio, mas sim como seria ele capaz de a fazer com o tipo de debate que ai se manteve...sabe não se pode fazer vinho sem uvas!!! ou seja so houve palavras vãs sem pragmatismo e objectividade, sem a abordagem dos temas realmente importantes pelo que quem quer que fosse a fazer a analise estaria certamente limitado.

Esta pelo menos é a minha opinião.
Quanto à sua opinião sobre as minhas considerações tem todo o direito de as ter vivemos num estado democrático...

 
At 10/08/2005 11:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

cara viperina
é como diz... compreendi mal o conteudo das suas declaraçoes!
mas a minha "douta intelectualidade" levam me a que o reconheça... mas penso que até a muito para se analisar nos candidatos e talvez ai resida a nossa divergencia... bem ou mal ha sempre qualquer coisa que se diga!
hoje aida nao se sbe quem ira ganhar mas amanha por esta hora, digo lhe eu e bom que se tenha dado a MUDANÇA, pois por este andar nao vamos para longe, ou melhor nem nos movemos...
o betão faz muita obra e de grande impacto visual, mas de futuro se nao forem as estruturas criadas rentabilizadas, os custos de manutençao das mesmas torna se incomportavél, veja se o caso do Auditorio... de que vale trazer gente de fora a visitar o nosso concelho se quase nao ha pontos de interrese por cá??? ou pelo menos numca se procurou criar!! outro exemplo... muitas freguesias já teem a sua praia fluvial... e ca em barrelas népia e ja la vao 20 anos de promessas, depois dizem que o Manuel Custodio e demagogo ao querer criar a rota da agua e uma que achei exelente UM SENADO para debate de ideias.... eu acredito no potencial da minha terra ou nao envestia por cá depois de 20 anos fora... e por ca que quero ficar e e ca que quero ganhar a minha vida e ajudar no desenvolvimento da minha erra... ganhe quem ganhar e bom que trabalhe pois se houver muito mais do mesmo o caldo um dia pode entornar e o povo é quem mais ordena....tenho dito!
eu ao contrario de muitos acho que vale mais uma ideida dificil de executar ou quase impossivel do que nao ter ideia nenhuma

 
At 10/10/2005 1:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

cara viperina
e pela 1 vez que aqui estou...
tenho a dizer o seguinte, "nao sou bom nem mau, nem bem nem mal educado, sou simplesmente producto do meio em que fiu criado" já dizia Antonio Aleixo....Mas digo mais todos me dizem vem por aqui mas eu olhos com olhos laços cheio de ironia e cansasos e digo! so vou por onde me guiam os meus proprios passos José RÉgio...
tenho dito!!!!!!

 
At 10/10/2005 11:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estou absolutamente de acordo consigo caro joão, devemos ser sempre donos do nosso destino e encarar com honestidade e responsabilidade as nossas acções...mas apesar de concordar com as suas palavras e lhe louvar a escrita não lhes compreendo a intenção?

 
At 10/11/2005 2:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem hajam, a todas as mensagens de apoio e incentivo aos "profissionais" da Rédio Escuro pelo trabalho realizado nas entrevistas e debates com todos os candidatos às Juntas e Câmara Municipal sem excepção.
Foi, acreditem um trabalho muito difícil só possivel porque o fazemos de coração aberto e de mãos limpas ou seja, com um só objectivo, ilucidar os eleitores do nosso concelho sobre os programas de acção dos candidatos. Parabéns aos vencedores e vencidos, demonstraram honestidade e seriedade aquando da passagem pelos estúdios da Rádio, onde sou apenas um mero funcionário.

Jorge Santos

 

Enviar um comentário

<< Home