9/19/2005

E-mail do candidato Manuel Custódio ao Barrelas a Debater....

Caros amigos,

Antes de mais, desculpem-me por só agora participar, já que, como compreenderão, a minha disponibilidade de tempo, cada vez mais, é escassa; contudo, não quero deixar de me associar e solidarizar com o V/ grupo, pois tem um objectivo com o qual eu também partilho: Desenvolver o Concelho.

Não pretendo fazer campanha atavés deste meu depoimento, embora esteja ciente de que as críticas virão nesse sentido, mas o que não é polémico é trivial e nos dias de hoje a exigência é cada vez maior, por isso só o que é diferente prevalecerá.

Assim, sou dos que defendo um desenvolvimento para o Nosso Concelho com base em ideias diferentes, porque pela nossa "pequenez", pela interioridade, etc., jamais seremos lembrados e, por isso, seremos esquecidos. Teremos, então, de ter capacidade criativa, de forma a podermos inverter o que, à primeira vista, nos parece impossível; mas para isso, também é importante que as pessoas acreditem que ainda não está tudo "inventado", ou, pelo menos, darem o benefício da dúvida.

Dou como exemplo o que, no Domingo passado, aquando da minha entrevista na Rádio Escuro, sobre a retirada da Feira Quinzenal do centro da Vila, de um espaço nobre e que poderá ser uma zona verde de excelência, o ex-libris do Concelho, com as suas carvalhas multi-centenárias, em que defendi a Feira noutro local, perto da Rádio, alías, foi comprado há vários anos um terreno para o efeito, uma Feira com condições : Mercado Municipal, Casas de banho, passadiço em alcatrão ou calçada à portuguesa com coberto em acrílico ou vidro, para nos proteger da chuva. Uma Feira assim traria muita gente e em vez de ser um mercado mais ou menos restrito ao concelho, deveria ter, no mínimo, projecção regional, talvez ser a FEIRA DO ALTO PAIVA. Também disse que para rentabilizar o espaço e depois de grande promoção na comunicação social, eventualmente poderíamos pensar em ser Feira Semanal. Foi isto (talvez feira semanal) que fez com que dois ou três espalhassem o "pânico"pela Vila e Concelho que seria uma " desgraça", pois o comércio na Vila iria seria prejudicado.
Enfim, lamento atitudes como esta, porque os negócios só se fazem se houver pessoas. Somente má fé justifica tal comportamento. Pior do que o que está é difìcil.

Coisas inéditas para o Concelho serão a minha principal "arma" para o seu desenvolvimento, apostando quase tudo na vertente turística: Rota da Água aolongo do Rio menos poluído da Europa em passadiço de madeira desde a praia de Fráguas até à praia da Azenha, em Alhais; Agricultura Biológica e comercialização destes produtos em restaurantes; Restauração de casas em pedra para serem alugadas a turistas; Festival da Juventude no parque do Nº.Sr. da Piedade, em Pendilhe, local paradisíaco, um pouco à semelhança dasAndanças em Carvalhais, S. Pedro do Sul e do Festival de Verão em Zambujeirado Mar, no Alentejo. Costumo dizer que o nosso "Cantinho" não perde para o Gerês, temos é de o promover.

Falo ou escrevo com todo este entusiasmo , porque acredito nos meus projectos.
Espero ter contribuido para algum esclarecimento e, sobretudo, para o enriquecimento do blog.

A Bem do Concelho!
Um abraço do candidato, Manuel Custódio, que Ama o Nosso Concelho.

13 Comments:

At 9/20/2005 8:12 da manhã, Blogger juiz de barrelas said...

Caro Manuel Custódio:
Foi com grande alegria que recebi o seu e-mail, porque demonstra da sua parte reconhecimento por esta iniciativa, e mais importante, que tem os olhos postos no futuro através das novas tecnologias.
Gostei do seu depoimento no geral, mas chamou-me particularmente à atenção uma medida: "Uma Feira assim traria muita gente e em vez de ser um mercado mais ou menos restrito ao concelho, deveria ter, no mínimo, projecção regional, talvez ser a FEIRA DO ALTO PAIVA.". Por um lado gostei. porque acho que a feira quinzenal necessita de um novo impulso e deve ser melhorada para preservar a sua tradição. Também estou de acordo com a mudança do local da feira, pois acho que o actual largo da feira está mal aproveitado e o concelho precisa de espaços verdes (ATENÇÃO: Preservando sempre as árvores centenárias que lá se encontram...). No entanto existe um ponto em que não estou de acordo, que é com o possível novo lugar: perto da Rádio não me parece um bom local. A meu ver a feira deve estar mais perto do centro da vila e num local amplo e espaçoso como se encontra hoje.
Também gostei muito da ideia de trazer um festival da Juventude para o concelho. São precisas iniciativas destas para dar a conhecer o nosso concelho, e que dão animação e trazem grandes proveitos a toda a população.
Renovo os meus agradecimentos pela sua participação, e espero que esta seja mais assidua. Compreendo que o tempo seja escasso, mas se não o conseguir fazer pessoalmente, faça-o através de outra pessoa que partilhe das suas ideias. Espero sinceramente que a sua participação, encorage os outros candidatos a participarem neste forum. Falem connosco. Nós gostamos de vos ouvir...
Até breve...

 
At 9/21/2005 5:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Sr. Xico não quer avançar com alguns desses problemas que refere que deveriam ser o enfoque da atenção Camarária?

 
At 9/22/2005 1:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Xico,
O turismo é apenas uma das muitas rubricas que constam do meu programa eleitoral, pelo que o convido a consultar o meu site (www.manuelcustodio.com); aliás, admito que o já tenha consultado e aproveito para lhe perguntar se já consultou os dos outros candidatos... e que comentários lhes oferece tecer; nenhuns, talvez!...porque de ideias nem todos são providos, modéstia à parte.

 
At 9/22/2005 10:20 da manhã, Blogger PTM said...

Agora saiu melhor do que a encomenda.
Por um lado as ideias que o sr. Manuel Custódio apresenta são vagas, pouco claras e difusas (um exemplo: "praia fluvial", não diz onde mas isso é só um pormenor; outro? campo relvado para a prática do futebol: não, não fala de um complexo desportivo, apenas um campo relvado, ah, também não diz onde.)
Depois ainda tem o displante de falar de ideias.
Ideias toda a gente tem, boas ideias é que é mais complicado. Já que acordou para este "mundo" consulte o plano de Acção do Dr. Morgado no seu site e pode ser que acorde para alguns assuntos de relevantíssimo interesse do Concelho dos quais nunca falou nem menciona.Ou será que na sua Capital Ecológica o projecto Arbutus do Demo não entra?????
Tem de haver coerência no discurso.
Antes de atacarmos as outras candidaturas devemos olhar para a nossa e para o que defendemos.

 
At 9/22/2005 11:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Paulo:
É engraçado criticar. Agora o único candidato que teve a coragem de vir debater para este blog chama-se Manuel Custódio. A verdade é só uma: o candidato do PS tem medo de debater as suas propostas...

 
At 9/22/2005 2:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este Sr. Paulo é demais!!!!

Sr. Paulo Marques o projecto Arbutus do Demo não entra, já entrou já está projectado e há espera de atribuição de fundos.
Entende.

O Sr. Paulo fal do projecto Arbutus do Demo como se fosse algo de novo da candidatura do Dr. José Morgado, mas a realidade é que não o é. A única coisa que estes novos candidatos tem de fazer é garantir a execução do que já está plneado.

Só mesmo o Sr. Paulo para usar como arma politica, num blog onde é suposto contra-rebater com ideias e ou medidas, um projecto à espera de aprovação, como sendo a medida mais badalada da actual candidatura.Ainda para mais quando fala em programa vago e pouco pormenorizado, esta é o cumulo, porventura o programa do seu candidato é explicito?pouco vago?

Sr. Paulo já está na hora de pôr a mão na consciência, e parar com essa atitude de somente criticar e começar a trazer algo de construtivo.Afinal de coontas como membro integrante numa lista tem esse dever, essa obrigação

 
At 9/23/2005 8:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

quem crítica o sr. manuel custódio de forma tao veemente..... das duas uma :
ou não sabe ler o que o supracitado disse ou então está ENCOMENDADO por alguém (vá-se lá saber quem não é, da maneira que isto anda).... estamos num ponto em que vale tudo, ou seja, o melhor é calar-me pois pior que um cego é aquele que não quer ver.... é aquilo a que o povo chama de "jovs four te voys" ... pelos vistos possuir uma licenciatura não é sinónimo de inteligência.. pois alguém inteligente não se limita a criticar e a destruir

 
At 9/23/2005 9:41 da manhã, Blogger PTM said...

Para quem não quer entender é normal haver equívocos. eu escrevi: "será que na sua Capital Ecológica o projecto Arbutus do Demo não entra?????" Isto porque para alguém que apregoa a capital ecológica, não falar desse grande projecto é, no mínimo muito estranho.
E também sei que é um projecto que está em andamento e que também já teve, tem e terá financiamento.Também não é a obra mais badalada da nossa candidatura mas é, de facto, a meu ver, a obra mais importante para este COncelho.
As minhas ideias não se ligam minimamente às expostas pelo sr. custódio. Ambiente e Turismo também não são áreas nas quais me sinta à vontade, na nossa estrutura temos elementos bem mais conhecedores nesse aspecto como já o demonstraram mesmo aqui, como é o caso do Francisco Dias (nick: xico) e o Tiago Paiva.
E reafirmo o que escrevi no comentário anterior pois, se lerem atentamente, conjuntamente com as propostas que estão no site verão que tenho razão.
O problema é que isso não querem ver nem admitir.
Fazer um programa eleitoral assim qualquer um faz, e igual àquele tanto se faz hoje como se fazia há 20 anos.
Não somos nós que atiramos areia aos olhos de ninguém até porque queremos que as pessoas estejam de olhos abertos, que olhem à sua volta e bejam por todo o lado tudo o que se fez nestes oito anos de gestão socialista.

 
At 9/23/2005 10:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ai, ai Sr. Paulo Marques, o Sr. não quis no seu discurso dizer que está por fora dos temas que o seu partido apresenta nessa matéria, nem tão pouco que a sustentabilidade do projecto arbutus do demo não passa por si também...é que afinal de contas todos quantos fazem parte de uma candidatura deveriam dominar pelo menos os temas que apresentam como medidas ou propostas...

querem vcs ver que temos nestas eleições membros de lista que não se sentem a vontade com temas que integram a candidatura a que pertencem...então mas que reflexão fizeram eles para integrar uma lista????

 
At 9/23/2005 10:42 da manhã, Blogger PTM said...

É tão simples como isto: se existe uma equipa, ela não pode ser toda constituída por pontas de lança ou acha que sim?
Apenas reconheci que não domino tão bem quanto outros que fazem parte da estrutura, reconheço-o e assumo-o.
Mas fique descansada pois domino-o muito melhor do que muitos outros que se apregoam ecológicos.
Nós procuramos sempre a excelência daí que os temas são sempre melhor tratados por uns do que por outros.
E na nossa estrutura temos capital humano muito bom para todas as áreas.

 
At 9/23/2005 11:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Paulo:
Só tenho uma coisa a dizer, se não sabe mais vale estar calado. Ou será que responde a tudo mesmo sem ter conhecimento para ter protagonismo ? Se não é parece...

 
At 9/23/2005 1:20 da tarde, Blogger juiz de barrelas said...

Caros participantes quero pedir-vos, sem de modo algum estar a restringir a vossa opinião ou liberdade para que nos debruçemos sobre as questões pertinentes aqui expostas.

- "deslocalização", dinamização e dotação de meios e infra-estruturas a feira;
-Aproveitamento do actual local da feira, mantendo as árvores centenárias;
-dinamização das margens do Rio Paiva;
-Apostar na agricultura biológica e na comercialização dos produtos ai resultantes;
-Turismo Rural;
-Festival da juventude;


por seu torno o Sr. Xico e a Js no seu comentário apresentaram algmas questões pertinentes e propostas válidas que será interessante analisar (quanto a nós)

-Melhorar recolha dos resíduos, fazendo com que esta tenha em atenção a separação dos mesmos;
-A preservação do ambiente, re-qualificando, recuperando e tratando
-Reflorestamento com espécies autóctones
(poderão ver o texto mais completo no blog da JS VNP)

Estes items foram interpretados pelo blog e não dispensam a leitura dos originais.

a TODOS os nossos agradecimentos pela participação e interesse que tem vindo a manifestar.

Cumprimentos,
o blog

 
At 9/26/2005 9:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

100% de acordo.

"quem escreve assim não é maneta!" :)

 

Enviar um comentário

<< Home