9/26/2005

Uma questão muito pertinente...

Após o debate deste fim de semana perdemos a esperança de ver realmente debatida durante esta campanha uma questão muito séria: os recursos humanos da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva. Depois dos paninhos quentes que todos os candidatos usaram na questão do numero de recursos que a actual camara tem.... chegou a hora de debater. O que se faz ? Despedem-se ? Requalificam-se ? Reafectam-se ? Mantém-se tudo como está ? Ou será que a Câmara ainda não tem gente suficiente ?
Digam de vossa justiça...

8 Comments:

At 9/26/2005 3:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como cidadão do Concelho de Vila Nova de Paiva,

o que me surpreende neste tema são as comparações que já se fizeram e os resultados das mesmas.

Passo a explicar, há um estudo feito, que compara a autarquia de VNPaiva com a de Moimenta, esse estudo termina revelando que estas autarquias tendo relativamente o mesmo número de empregados/recursos, nada mais tem paralelo, sendo que em número de habitantes, número de freguesias a autarquia de Moimenta é dobro da de VNPAIVA.

Não sei como tal é possível, não sei que tanto aparelho é necessário...

 
At 9/26/2005 3:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Logo em Vila Nova existem mais pessoas a colar cartazes do que em Moimenta... Certo ? certo.

 
At 9/26/2005 3:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

não Sr. Zé Paivinho...não diga isso.

Então não vê que essa parte é a que antecede o ingresso no laxismo camarário? Passado esse mês de trabalho, o seguinte é o do estrova, o do amontoa...percebe.

 
At 9/26/2005 3:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Conheço o estudo que o Malhadinhas referiu e tenho uma preocupação acrescida.

Sem estar a querer entrar na legitimidade das contratações feitas, preocupo-me quando numa Câmara que se constitui a principal empregadora do concelho (não há nenhuma PME com tantos recursos)tem agora volvidos 4 anos de mandato a obrigação legal de comelar para lá da amortização dos empréstimos efectados e fim do periodo de carência dos mesmos, ou seja, o pagamento da amortização acrescida de juro.


Se somarmos estas duas realidades que ninguém constesta, estamos perante um futuro pouco PROMISSOR, tanto mais quanto o orçamento camarário, pouco mais dará para a sua gestão.

Assim a dura realidade, que mais dura se apresenta por todas estas contratações, é: a futura Câmara de VNPaiva não poderá embarcar na gestão da obra, não poderá ter a ambição de cortar a fita, terá antes porém de se gerir, reunir os fundos e permitir que futuramente haja capital de investimento.

É minha opinião que o candidato que ganhar, se fizer um bom mandato, não deixará obra mas deixará tesouraria...infelizmente como já foi provado no passado essa forma de gestão (necessária) não garante votos, não é popular.

Espero que o candidato que vença tenha esta consideração e se conseguir fazer algo e simultaneamente equilibrar a balança tanto melhor, mas duvidando-o só espero que não cegue perante a perspectiva do próximo mandato.

 
At 9/26/2005 11:07 da tarde, Blogger Sergio Pereira said...

Já ficaria muito contente se as pessoas que ocupam os seus cargos, fossem qualificadas para os mesmos.

 
At 9/27/2005 9:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Australopithecus XXI,

sigo com interesse quer as sua participações, quer o seu blog. Relativamente ao segundo gostaria sou da opinião que mais gente deveria ler o seu mais recente post "Em Vila Nova de Paiva: Entulho X Ambiente " Ver Aqui que traça muito claramente um dos graves problemas que nos afectam, não só no Concelho mas de forma generalizada. Penso ser uma questão de Mentalidades e Civismo, que é será sempre uma mudança lenta. Assim e como essa mudança e velocidade a que se processa, é, quanto a mim, responsabilidade da autarquia, podia esta por um grupo dos seu muitos recursos a zelar por esta problemática. Não concorda comigo, ou seja, tantos e mesmo assim mal geridos.

 
At 9/28/2005 8:36 da manhã, Blogger Sergio Pereira said...

Caro Malhadinhas
Em primeiro lugar obrigado.
Em segundo lugar, estou completamente de acordo consigo.
A autarquia é o representante legal do povo perante o Estado e uma das suas funções, é justamente a de Gerir e Cuidar do Património local, seja ele móvel, imóvel, arquitectónico, arqueológico, natural, etc.
Porém, na maioria das vezes isto não acontece.

 
At 9/28/2005 9:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Esta é claramente uma questão muito importante e que eu gostaria de ver debatida por todos os candidatos. Porque será que a abordagem a esta questão no debate da rádio foi ligeira e sem conteúdo ? A resposta é óbvia. A câmara Municipal de Vila nova de Paiva é apenas e só o maior empregador do concelho e enquanto isso suceder esta será sempre uma questão tabu, tanto para os actuais candidatos, como para os futuraos presidentes. A meu ver o cerne da questão está mesmo aqui. É que no calor da campanha eleitoral os candidatos deixam-se levar pelas emoções prometem aquilo que a razão diz para eles não fazerem e entra +1 +1 +1... e chegamos à situação que hoje se vive na câmara, que para mim é simplesmente INCONCEBIVEL. E nisto têm culpa, PS, PSD e CDS, pois todos estes partidos estiveram no poder e todos eles fizeram o mesmo meteram pessoas e mais pessoas. Aliás o Eng. Diogo fez um excelente trabalho e ninguém lhe está a tirar o mérito, mas aqui reside o seu calcanhar de aquiles.
O que fazer agora ? Em primeiro lugar ter a coragem de não aumentar mas sim diminuir os recursos humanos da câmara. Com isto não estou a falar em despedimentos, mas sim, em não contratar mais ninguém, acabar com os tachos e tachinhos de alguns senhores, e claro com algumas reformas de alguns empregados da Câmara irão pedir entretanto. Infelizmente estou convencido que esta é a solução, porque se não se tomar uma atitude de rigor e coragem, a câmara municipal caminha para uma estrada sem volta e teremos que fazer durante largos anos uma grande travessia do deserto. Haja CORAGEM!!

 

Enviar um comentário

<< Home