11/16/2005

Por onde começar ?


Agora que o novo executivo camarário se começa a definir e que a casa começa a ficar arrumada, quais as primeiras decisões que devem ser tomadas?
Quais as áreas de intervenção mais necessitadas ?

Diga de sua justiça...

21 Comments:

At 11/16/2005 5:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Casa arrumada fico satisfeito por sabe-lo...

Na minha opinião antes do que quer que seja, a câmara deverá planear e definir muito bem as suas propridades e os meios de curto e médio prazo ao seu dispôr.

Uma vez levantadas as prioridades deverá definir para cada prioridade detectada o Plano de acção que engloba:

Analisar meios/recursos
Definir prazos e orçamento/budget
Definir caderno de encargos
Analisar adequação do caderno de encargos
Definir fases intermédias
Definir forma de acompanhamento e avalição
Analisar a necessidade de FSE's
Selecionar ou pôr em marcha concursos necessários(assim seja necessário)

Faltaram com certeza, e propositadamente algumas das fases e sub-fases do plano de acção, por não quer ser uima listagem exaustiva.

Assim e respondendo mais em concreto a questão para mim as prioridades do nosso concelho por rubricas são:

infra-estruturas e vias:
- ligação satão - viseu (apesar de se encontrar fora deverá ser encontrado consenso com os concelhos vizinhos e pressionar esta solução)
- Criar via de ligação desde a "rotunda de vila cova" --> a rua "recente" junto ao jardim de infância, a importância desta obra prende-se com a criação de uma "circunvalação" que permitirá e agilizará desenvolvimentos futuros e contemplará um crescimento significativo.
- Analisar situações de interioridade em aldeias como são exemplo borranhais, cascano, codessais,...

Cultura:

Rever adequação da construção de raíz do espaço Biblioteca e analisar o possivel enquadramento deste espaço no auditório Carlos Paredes
Estreitar laços com ensino, procurando dinamizar espaços e fomentar hábitos



Património:

Classificar espaços dentro de quadros bem definidos
Analisar e classificar legado histórico

Turismo e Ambiente:

Dinamizar, Criar e publicitar deverãos ser as palavras chave, sempre tendo em vista a preservação da qualidade do meio e não cometendo atentados, deverão ser equacionadas formas de valorizar o nosso património ambiental, relembro que há medidas que não sendo dispendiosas poderão ser um começo, como é o caso do "mapeamento geográfico" de rotas e trilhos naturais de relevância
- Publicitar e Vender a imagem do nosso concelho
- Criar gabinete integrado num já existente com responsabilidade de acompanhamento e apoio nesta matéria
- criar Feiras temáticas: "Feira Gastronómica do Alto Paiva", "Feira do Fumeiro e Enchidos", "Feira do Vestuário da Beirã", "Feira do cabrito e da Castanha", "Feira do Livro", "Feira...", desculpem a mistura de temas e áreas sob insignia de feira, mas realmente nesta área nada está feito e quando olhamos a volta e vemos outros exemplos com o sucesso e arrastando as multidões que arrastam temos de ter em atenção este fenomeno (redcordo a feira do chocolate em óbidos a decorre por esta altura em que se preve uma afluencia de algumas centenas de milhares de curiosos)

Dada a extensão do coment e por não quer saturar ninguem na 1 intervenção neste tópico continuarei em restantes intervenções mais prioridades que vislumbro para o concelho.....

Cmps

 
At 11/16/2005 5:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

proponho:

que os moderadores deste blogue façam a proposta que os participantes enquadrem as suas medidas,..., (whatever) dentro de tópicos sempre facilitárá um consulta posterior.

Cmps

 
At 11/17/2005 10:36 da manhã, Blogger PTM said...

Bem, arrumada arrumada ainda não está, ainda temos notícia da intenção de ter mais alguém na equipa mas de facto, um mês depois lá consegue ter a sua equipa a trabalhar finalmente.
Pessoalmente das primeiras medidas a tomar terá de ser a abertura das piscinas municipais e não cair no erro de fechar cada vez mais o Auditório.
Como orçamento só deveremos ter para o próximo ano só aí poderá começar a fazer algo do projectado e prometido.
Concordo com a viperina quando fala da importância da ligação Sátão - Viseu, essa era uma das nossas prioridades e terá de continuar a ser e nunca é cedo demais para começar a mover influências.

Também em minha opinião pessoal e ainda em termos de "alcatrão" dever-se-ia começar a ponderar uma ligação mas eficaz a Castro Daire, ou melhor, à Auto estrada, esse seria mais um bom motivo e captação de investimento para o nosso Concelho. NAturalmente que não será nunca para agora mas é algo que se deve começar a ponderar. E se a estrada nova para o Sátão demorou mais de 10 anos....

 
At 11/17/2005 10:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Falas bem, a estrada nova demorou mais de 10anos, 8 dos quais la esteve o ps...

Mais não digo

 
At 11/18/2005 10:04 da manhã, Blogger PTM said...

Ai foi? será que foi mesmo?
Será que foram oito anos? será que só foram dois do PSD?
Foi Ferreira do Amaral quem a prometeu aqui em Vila Nova, agora faça as contas.
E sim, é verdade, teve de ser com o PS para a estrada ser feita.

 
At 11/18/2005 2:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Relativamente a estrada Vila Nova Satão concordo com o comentário anterior foram 10 longos anos de espera para uma obra de tão grande importância...louvável o executivo que a inaugurou, como também todos os outros que a planearam, que a submeteram a apreciação,...a eles como municipe o meu obrigado, mesmo apesar do tardio.

No entanto e não querendo tão pouco conjecturar relativamente ao traçado escolhido (ainda hoje me pergunto porque não um traçado directo vila nova viseu passando junto de nogueira de côta)

Uma ligação vila nova à autoestrada junto a castro daire ou noutro local seria sem dúvida um grande passo para tornar o concelho mais central, mais apetecivel.

 
At 11/19/2005 1:43 da manhã, Blogger Sergio Pereira said...

Concordo com o post da Viperina. Somente gostaria de acrescentar que em relação a cultura, património e turismo, a criação de um gabinete com técnicos especializados ajudaria muito no processo de desenvolvimento dos projectos.
Fico a espera da continuação do post.

 
At 11/20/2005 7:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Relativamente a este post eu vou falar em coisas que acho que são prioritárias e que devem ser realizadas o mais rápido possível, sem desculpas de falta de tempo, pois são medidas importante:

Em primeiro lugar a tão falada auditoria. É essencial. É o primeiro passo para sabermos com aquilo com que se pode contar...

Em 2º lugar. Disticos bem visiveis nos automóveis da câmara, excepto no carro presidencial, tal como foi prometido. É uma medida que pode ser considerada menor, mas a meu ver os recursos da camara não podem ser gastos como se existisse um saco sem fundo. O mesmo se pode dizer dos telemóveis.

Em 3º lugar, um assunto que já foi discutido, que é o control dos recursos humanos da câmara. É uma vergonha, a câmara dar e muito bem acesso à internet aos funcionários, mas permitir que estes a usem não só para assuntos profisionais como tb para situações menos condizentes com o local onde se encontram, como por exemplo a obtenção de ficheiros mp3, o uso de IRCs e afins ou até quem sabe a consulta de páginas pornográficas.

Por último existe mais um situação que eu considero urgente. A elaboração de uma página de internet da câmara com o mínimo de qualidade. A página tem um design muito pouco profissional, para além de ter custado um valor que eu no minimo considero pornográfico(10000 euros, sim é verdade 2000 contos na moeda antiga, não me enganei). A provar isto está uma classificação das páginas das câmaras municipais, e a da nossa ficou muito perto do último lugar. Estamos no século XXI e com as novas tecnologias e Sistemas de informação cada vez mais essa página é a cara de um concelho.
Até breve

 
At 11/21/2005 11:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"...além de ter custado um valor que eu no minimo considero pornográfico(10000 euros, sim é verdade 2000..." :)

Julgo que tem de haver racionalidade e um maior rigor no uso de recursos/meios que são da autarquia e como tal de todos.

Li a opinião do sr zé paivinho e nela vislumbrei uma série de medidas protecionistas da propriedade de todos.

No entanto acrescentaria, mais uma medida que, julgo, ser prioritária no sentido de fixar, de cativar, de criar emprego para o concelho e seus municipes:

- tornar o concelho de vila Nova de Paiva num local priveligiado para as empresas exploradoras de energias alternativas não poluentes.

Eu sei que o projecto é arrojado, eu sei que não é uma autarquia per si que conseguirá erguer uma central de biomassa, um parque heólico, um parque solar, no entanto Moura tb não o é, Aljezur tb não...mas uma politica correcta de parcerias, de influência e pressão certamente trará frutos neste campo.

Emprego necessita-se e é prioritário...sob pena da desertificação e do envelhecimento das população.

 
At 11/21/2005 2:23 da tarde, Blogger Sergio Pereira said...

Os 10.000 euros pagos pelo criação do site apesar de ser muito pelo serviço que oferece não me assusta, pois a maioria das pessoas ou empresas que fornecem serviços para as Câmaras Municipais possuem por norma cobrarem muito mais pelo serviço do que realmente ele vale. O que gostaria de saber era se existiu um processo de consulta a outros possíveis fornecedores do serviço?

Quanto ao Pólo energético a ideia é muito boa. Porém já poderia ter sido implementada a alguns anos atrás. Neste momento o actual governo relegou o mercado da electricidade para um segundo plano.

Acho melhor primeiro arrumar a casa e apostar em projectos na área da Cultura, Turismo e Ambiente.

 
At 11/21/2005 3:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sr Australopithecus XXI:
Como é óbvio não lhe sei dizer se foram feitas consultas a outras empresas ou não. Agora que foi um serviço extremamente caro foi, não só pelo valor em si, como também pelo resultado final.
Até breve

 
At 11/22/2005 10:11 da manhã, Blogger PTM said...

Quanto à questão das energias alternativas devo relembrar que haverá parques eólicos neste Concelho a breve trecho, já foram aprovados.
E, se a memória não me falha, trará um rendimento à volta de 500 000 Euros por ano.

 
At 11/22/2005 11:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Efectivamente tinha conhecimento que teriam havido estudos nesse sentido...desconhecia no entanto que o processo já se encontrava em fase tão avançada, fico satisfeito e agradeço ao PM a informação dada.

Relativamente aos proveitos dai resultantes desconheço para que dimensões foi projectado o parque heólico, no entanto, sendo portugal um pais importador de energia (só satisfaz cerca de 30% das suas necessidades)é obrigado a adquirir toda a energia que aqui se produza e se consiga colocar na REN, pelo que há um enorme potencial.

No entanto são optimas noticias...partindo do principio que efectivamente se concretiza esta empreitada.

 
At 11/22/2005 11:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Já agora, o parque eólico está previsto ser instalado em que local do concelho ?

 
At 11/23/2005 1:45 da manhã, Blogger Sergio Pereira said...

Espero que eu esteja enganado, mas acredito que não será tão breve assim.
Alguém conhece o EIA (Estudo de Impacte Ambiental) e a DIA (Declaração de Impacte Ambiental)?
Gostaria de dar uma olhada.

 
At 11/23/2005 9:54 da manhã, Blogger PTM said...

Não sei dizer em concreto em que locais especificamente será, mas sei que não é em apenas um local, será em pelo menos dois, ou três.

E será para breve, a menos que o executivo atrase de alguma forma, o que não acredito pois é algo que traz retorno financeiro significativo.

 
At 11/23/2005 10:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Para o Sr. Paulo Marques,

Parques eólicos a renderem para o Município 500.000 euros/ano...???? é uma miragem...!!!! a 10 anos acredito...e mesmo assim vamos lá ver!!!

Miguel Magalhães

 
At 11/24/2005 9:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Por onde começar...

o titulo e sugestivo, mas penso que o sr presidente da camara já optou pelo começo que pretende.

Para quem se dispozer a consultar o site da camara, irá certamente verificar do que falo(sugestão serviços concursos).

O carissimo sr presidente no pouco tempo que ainda teve a frente dos comandos da aqutarquia não tendo tido tempo para se inteirar de todos os dossiers e tb da actual situação, já foi capaz de verificar a necessidade de ,ais 2 recursos...

Meus amigos sendo simpatizante do PSD devo dizer-vos que começo a ficar preocupado e desconfiado que efectivamente o meu voto deveria ter sido em branco...quem dera que me provem o contrário.

 
At 11/25/2005 5:05 da tarde, Blogger PTM said...

Sr Miguel MAgalhães, não é miragem. Com as torres que já estão adjudicadas haverá um rendimento na ordem dos 50000, 60000 contos, mais as que faltam, cerca de 13, irá para os 80 000 , 90 000 contos.
ISto rendimento por ano. Não é miragem, é a mais pura das realidades.
Agora pode fazer as contas a dez anos se quiser.

 
At 11/26/2005 5:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Continuo na minha...não vai ser assim...era bom que assim fosse...o município receber 500.000 euros/ano...posso lhe dizer que seria a nossa independência...seria um balão de oxigénio para as contas municipais que nem queira saber...é daquelas coisas na qual gostava imenso de estar enganado...cumprimentos...

Miguel Magalhães
mdois@msn.com

 
At 11/28/2005 11:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não é obrigado a acreditar, mas essa é a realidade, compreendo que seja difícil acreditar como foi possível catalisar esses investimentos para o Cocnelho, pois é, foi o executivo socialista.

 

Enviar um comentário

<< Home