11/08/2005

Qual o perfil de um PR?

Chegou a nós via e-mail uma opinião que suscitou em nós uma curiosidade.
Qual o perfil que um candidato a Presidente da Républica deverá possuir?
Quais as características marcantes e determinates de um Presidente da Républica?


(principais candidatos à Presidência da Républica, não foram incluídos Garcia Pereira, Carmelinda Pereira e Vieira)

" Quanto às características que reputo de fundamentais para Presidente da República, sem caracter exaustivo indico:
Capacidade e compromisso de acatar e respeitar a Constituição da República;
Garantia de actuação caracterizada pela isenção e independência;
Reconhecimento e capacidade de intervenção no plano internacional;
Forte formação cultural e humanista;
Preocupações sociais que visem contribuir para a Igualdade;
Capacidade de reforçar as Instituições da Democracia Portuguesa;
Capacidade de restabelecer a confiança dos Portugueses;
Preocupação com as novas gerações e com as suas perspectivas de vida;
Capacidade de ouvir e unir os Portugueses. "

(vide comentário original em Manuel João )

14 Comments:

At 11/08/2005 6:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Num tempo em que a classe política caiu em descrédito. Mais do que escolher entre os candidatos o que melhor pode representar todos os portugueses, vai-se escolher um que não seja um profissional da política... O Sr. Soares deveria ter juízo pois vai perder (e não estou a fazer futurologia, as sondagens assim o mostram) e quanto a mim merecia fim político melhor. Parece-me que Sr. Manuel Alegre vai obter um melhor resultado que o Sr. Soares, o que não é de admirar por várias razões: a primeira porque o sr. Soares não reune consenso dentro do PS (o sr. Manuel Alegre vai buscar os seus votos ao PS "de esquerda"); O facto de já ter ocupado o cargo não me parece benéfico (temos que dar lugar a outros); a idade do sr. Soares também é, quer-se queira ou não queira, um factor a ter em conta...
Na minha opinião o sr. Cavaco Silva vai ganhar com maioria à 1.a volta, seguido do sr. Manuel Alegre. O sr. Soares vai ocupar o 3.o lugar nas intenções de voto. Pelo menos assim espero, sempre se poupariam uns €'s aos contribuintes. Se eventualmente existir uma 2.a volta o Sr. Cavaco Silva parece-me o candidato que irá ganhar...
Relativamente aos seus perfis penso que de todos os candidatos o que melhor reune condições para desempenhar o cargo de PR é sem dúvida o sr. Cavaco Silva.

Independentemente do candidato que ganhar espero que o novo PR faça um trabalho mais isento que o actual pois neste notou-se claramente que sofria de clubismo...

Por Portugal, pelos portugueses...

 
At 11/09/2005 3:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Qual o perfil que deverá ter o PR?

É muito fácil. Como podem ser mantidas caracteristicas como as que o comentário inicial relata(que muito bem foram indicadas) quando se descobrem e revelam artigos como este LER AQUI (por favor percam algum tempo e leiam esta aberração)

E AGORA PERGUNTO:

-Capacidade e compromisso de acatar e respeitar a Constituição da República;
-Garantia de actuação caracterizada pela isenção e independência;

ESTAS CARACTERISTICAS SÃO PURA E SIMPLESMENTE RENEGADAS PELO CLIENTALISMO POLITICO, PELO FAVOR E USURPAÇÃO DO ILICITO.

Há que (a quem de direito) justificar pormenorizadamente todos os contornos deste fundo e as escolhas feitas, a decisão de não ser um processo feito pelo próprio governo...

 
At 11/09/2005 3:48 da tarde, Blogger PTM said...

Qual o problema desse artigo? A Fundação não pode promover projectos como todas as outras?
Uma fundação nem sequer tem fins lucrativos.
Até com o Governo PSd teve destes apoios para desenvolver projectos específicos

 
At 11/09/2005 4:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ò sr Paulo Marques por favor? poupe-me...está a perguntar-me qual é o problema da atribuição de um fundo para um estudo no minimo estranho dado a uma fundação de nome fundação Soares.

Olhe diga-me porque se assim é, e o sr Paulo até é da área porque razão o IGAT está a investigar a atribuição deste tipo de fundos a esta mesma fundação.

Sr. antes de pertencermos a um qualquer partido somos HOMENS que temos de pensar por nós mesmos sem querer defender o indefensável, sem entrar em demagogias...temos de ver friamente os factos e refletir se Soares é (a ser verdade este artigo) isento e imparcial podendo exercer em pleno o papel de PR se for eleito.

 
At 11/10/2005 10:03 da manhã, Blogger PTM said...

Ñão só é isento como já deu provas de ter sido um excelente Presidente da República. A questão é que aproveitam sempre tudo para atacar e nem sempre acertam, há coisas nas quais até se pode ter razão mas não creio que seja esta a situação.
Estou à vontade para falar pois nem sequer o apoio.

 
At 11/10/2005 12:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dr Paulo tudo bem deixá-lo-ei com a sua forte convicção, aliás e se reparar com atenção no coment o que digo é que a ser verdade o artigo não sei como tal candidato mantém, caso seja eleito, caracteristicas como isenção, rigor,...

Acredite dr Paulo Paulo que ja fiz comentários idênticos no passado criticando acerrimante este clientalismo politico que se instalou em Portugal e parece já normal/banal...critiquei-o viamente, e até para lhe provar imparcialidade neste particular, relativamente a personagens dos mais diversos quadrantes politicos desde o sr. Valentim Loureio, Fatima Felgueiras, Isaltino mais recetemente e no passad outros houve.

Como pode ver apesar de todos nós termos os nossos "afectos", as nossas convicções devem, aliás têm de prevalecer sobre eles.

Ainda não percebi, porque o dr Paulo Marques não discute os temas com maior imparcialidade e rigor, os partidos politicos existem podemos neles estar filiados assim sejam eles compativeis com as nossas convicções...mas temos sempre o direito a criticá-los...não só nos meios internos do partido (entende dr. Paulo).

 
At 11/10/2005 1:53 da tarde, Blogger PTM said...

Obviamente que entendo, e eu tento discutir com imparcialidade, agora convicções são convicções.
Não é por estar filiado ou não que vou ter esta ou aquela opinião, muito sinceramente e já dei exemplos disso, como por exemplo a discórdia em relação à posição da JS Nacional no que à IVG diz respeito, como também não apoio o candidato do "partido" às próximas eleições.
Por tudo isto, pela minha forma de ser que naturalmente desconhece tento sempre ter uma visão o menos parcial possível, mas não deixa de ser a minha visão o que aos olhos de outros pode parecer parcial.
(Entende senhora.... quem quer que seja a viperina?)

 
At 11/10/2005 2:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Entendo e ainda bem que assim é...revela maturidade e frontalidade perante estes factos.

cmps

ps.
só um uma questão relativa ao anonimato ou ao pseudonimo da escrita...estes espaços dos blogues são assim e mais começaram assim, de resto não faço comentários pessoais nem tão pouco ofendo ninguém (nunca ninguém acusou o "toque") pelo que da mesma forma que paulo marques pode ou não ser pseudónimo tb viperina tem legitimidade para debater no verdadeiro sentido da palavra percebeu Srº Paulo Marques...quem quer que seja?!)

 
At 11/10/2005 9:06 da tarde, Blogger Sergio Pereira said...

O perfil de um PR.
Antes de mais nada ficaria muito satisfeito se ele fosse corajoso o suficiente para fazer cumprir a constituição, coisa que os portugueses cada vez fazem menos.
Porém, o que mais me assusta e o facto de estarmos a assistir um retrocesso derivado a uma persistência de dois senhores pelo poder o que é uma pena.
Pior ainda é a grande atenção que a comunicação social vem dando a estes dois senhores, ofuscando a participação dos outros candidatos.
Em toda a história do homem o retrocesso ou a regressão significam degradação, deterioração.
Mas infelizmente o trabalho realizado anteriormente por outros “senhores do poder”, continua a render os seus frutos, pois um povo sem memória (cultura) não sabe reivindicar.
Será muito pedir as pessoas que realizem uma análise sem preconceitos e sem cumplicidade partidária? (reforçando o que já foi dito pela Viperina)
Talvez descubram que o mundo não roda somente em torno da política e que as presidenciais também não rodam somente entre dois senhores.

 
At 11/11/2005 10:30 da manhã, Blogger PTM said...

Eu tb não fiz comentários pessoais, e sabe bem que PAulo Marques é o meu nome até porque não acho que seja necessário esconder-me atrás de um qualquer pseudónimo, nunca tive medo de assumir o que quer que fosse.
Agora cada um é como cada qual.

 
At 11/11/2005 10:31 da manhã, Blogger PTM said...

Sr Australopiteco, concordo consigo, é por demais evidente a parcialidade da Comunicação Social em relação a estes dois candidatos. TOdos, mesmo neste tempo de pré campanha, deveriam ser tratados por igual.

 
At 11/11/2005 10:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com o comentário relativo à parcialidade dos meios de comunicação...e apesar simpatizar com a candidatura de Cavaco, penso que este deveria estar disponível para o debate, independentemente da estratégia politica definida, independentemente de outros no passado perante o mesmo tipo de sondagens terem tido esse opção...

 
At 11/11/2005 11:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Relativamente à questão do uso do pseudónimo. Caro sr Paulo Marques penso que entendeu o que lhe quis dizer ao afirmar "...da mesma forma que paulo marques pode ou não ser pseudónimo..." a questão é que o importante na blogoesfera são as ideias e a forma como se exprimem.

Para a provavelmente os leitores dos seus comentários (neste e noutros blogs) Paulo Marques é um desconhecido e poderá ser tenista português, piloto de motos ou finalmente Paulo Marques morador da queiriga e membro da js...entende?

Para terminar a já tão badalado tema do nome ou não apenas lhe quero dizer que por repetidas vezes lhe dei esta explicação, e lha continuarei a dar se assim os seus comentários exigirem, lamentando que os temas realmente importantes sejam renegados e camuflados por este tipo de "pescadinha de rabo na boca".

Como neste caso sucedeu, de forma involuntária com a questão de uma série de personalidades politicas gozarem de privilégios e favores, do tráfico de influências e afins...como foi no caso os fundos mal explicados concedidos à fundação soares, as investigações do IGAT a este e outros fundos concedidos à mesma fundação e a legitimidade (a ser verdade tais facto noticiados) com que Mário Soares ficará para ser PR...

Já viu quanto tema de debate se perdeu...graças a uma questão menor

 
At 11/12/2005 12:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meus amigos deixem-se de novelas, quem quiser ter um pseudónimo tem...quem quiser assinar assina...qual é o problema?...Quanto ao Mário Soares já o disse que tem idade para ter juízo...mas isto não é o mais importante, nem o exemplo do Papa que também é idoso serve...eu não concordo com a candidatura de Mário Soares simplesmente, porque ele já o foi durante 10 anos(...), não tem sentido nenhum voltar a querer ser novamente o Presidente da Nação...isto não é uma DINASTIA MING...se Mário Soares diz que é Republicano...não parece...somos um país de novelas! mas temos uma História...acho eu...Cavaco Silva vai ser o futuro Presidente de Portugal, para bem dos portugueses...

Cumprimentos,
Miguel Magalhães

 

Enviar um comentário

<< Home