11/07/2005

Mário Soares vs Cavaco Silva

Das participações que têm vindo a ser feitas salientam-se dois candidatos.

VS


Muito se tem dito, muito se tem argumentado.

Desde o tipo de conhecimentos a possuir para aspirar a PR a divisões dentro do mesmo partido serem benéficas.

Diga de sua justiça?

9 Comments:

At 11/07/2005 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião, e que é coincidente com todas as sondagens, cavaco leva clara vantagem sobre qualquer um dos opositores.

Cavaco, é quanto a mim o único candidato com condições, a Mário flatou-lhe o timming e o discernimento para saber retirar-se, ter consciência de todas as limitações que a sua candidatura constitui e a Alegre com a cisão do partido socialista e clara flata de confiança do seu lider na sua candidatura qualquer tentativa de imaginar Alegre PR terão sempre de equcionar o relacionamento futuro com um governo que não lhe deu o seu aval a sua confiança.

Por isso acho que Cavaco é o único com condições efectivas de aspirar a PR e seria de todo conveniente que o fizesse numa primeira volta poupando ao país preciosos €.

 
At 11/08/2005 10:52 da manhã, Blogger PTM said...

Concordo que Cavaco leva vantagem, e levará até ao final da eleição.
Esta primeira volta servirá para saber se ele será ou não eleito já. Se o não for já, o que eu sinceramente espero, não o será nunca.
Quanto aos restantes candidatos, naturalmente que Mário Soares tem a seu favor o aparelho partidário e os apoios que daí advêm bem como uma vantagem em termos mediáticos.
Se é verdade que, como o post o diz, é destes dois que se fala, isso é muito também por culpa dos media que apenas a eles os dois dá relevência.
São os media os primeiros a limitar as escolhas dos portugueses, consciente ou inconscientemente.
Continuo a acreditar que talvez a correlação de forças não fique assim. Quem sabe se Manuel Alegre consegue ir à segunda volta e ser eleito Presidente da República? Só o futuro o dirá.
Agora, naturalmente, se fosse por este Cocnelho ou por este distrito Cavaco já tinha ganho, e por muitos o que até se poderia compreender se, nos dez anos em que esteve no Governo tivésse ajudado ao desenvolvimento do Distrito mas vê-se bem que não.
Até esta estrada que nos liga ao Sátão, fulcral para o nosso desenvolvimento apesar de à muito tempo prometida por Ferreira do Amaral, teve de ser realizada no tempo do Sr. Guterres.

Mas pronto, são gostos e manias, e cada um tem a sua.

 
At 11/08/2005 11:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Relativamente às eleições presidenciais torna-se imperativo reflectir sobre qual o candidato, que na actual conjuntura, será o PR mais adequado. Quanto a mim é inquestionável o percurso destes dois candidatos em particular.
No entanto, quanto a mim, cavaco tem neste confronto vantagem. A divisão do partido socialista e as diversas manobras feitas em torno de dois candidatos Alegre e Soares são por si um factor contraproducente para o partido socialista e bastante desmobilizador.

Julgo que Cavaco irá ser eleito por uma esmagadora maioria logo na primeira volta e que Alegre obterá melhor votação que Mário...

 
At 11/08/2005 11:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O dr. Paulo acha mesmo que o partido socialista está mobilizado em torno do Mário Soares?

não me parece que assim seja, o própro Mário Soares afirmou na visão, que "...a divisão do partido é benéfica..." tendo tal afirmação direito a constar da capa da mesma. Interessante a restante explicação por que tal é benéfico...se fizessemos o exercicio de retirar o "benéfico" e colcolar no seu lugar qualquer outro adjectivo depreciativo desta cisão, tenho para mim que o texto continuaria a fazer sentido, são aquelas respostas/explicações que muito dicertando nada acrescentam andando em looping em torno de ideias ou factos vazios.

 
At 11/08/2005 3:00 da tarde, Blogger juiz de barrelas said...

Comentário recepcinado via e-mail:

Estas eleições presidenciais não estão a ser diferentes das anteriores!
A esquerda apresenta vários candidatos e a direita cerra fileiras num único, pois está bem ciente que só poderá eleger o seu preferido se for à primeira volta.
Sempre tem sido assim!
Para quem se lembre ou queira investigar, não temos hoje um panorama significativamente diferente do que existia em 1985.
Soares aí até tinha uma maior diferença (nas sondagens) de intenções de voto que o candidato da esquerda que estaria melhor colocado para ir a uma segunda volta.
Em Democracia só se sabem os resultados no dia das eleições, com a contagem dos votos!
Não há eleições ganhas ou perdidas antes de elas se realizarem!
As condições para ganhar não resultam das posições relativas em sondagens, sobretudo quando o cenário se apresenta como o que temos actualmente.
Sociologicamente, Portugal é um país em que maioritariamente se vota à esquerda, pelo que a realização de uma segunda volta fará toda a diferença.
As eleições presidenciais são de iniciativa individual e depois podem ter apoios partidários.
Os cidadãos que reunam as condições constitucionais podem candidatar-se.
Foi o que fizeram todos os que estão nestas eleições.
Para alguns é surpreendente que haja dois militantes socialistas a candidatar-se e, até, acham tal facto negativo. É uma visão!
No entanto, também pode ser visto como uma forma exemplar de liberdade democrática e da afirmação de que estas eleições devem ser esbatidas do cunho partidário que as eleições têm em regra.
Penso é que não deve fazer-se de tal facto um drama e lembro que em 1985 também se viveu uma situação idêntica (entre Mário Soares e Salgado Zenha).
A diversidade de opções nunca é negativa!
Eu, que me reclamo de esquerda, não vejo que haja algo de negativo na proliferação de candidaturas à esquerda, porque acho que o Povo de escolher o que melhor achar e quanto maior for o leque de escolhas melhor.

Quanto às características que reputo de fundamentais para Presidente da República, sem caracter exaustivo indico:

Capacidade e compromisso de acatar e respeitar a Constituição da República;
Garantia de actuação caracterizada pela isenção e independência;
Reconhecimento e capacidade de intervenção no plano internacional;
Forte formação cultural e humanista;
Preocupações sociais que visem contribuir para a Igualdade;
Capacidade de reforçar as Instituições da Democracia Portuguesa;
Capacidade de restabelecer a confiança dos Portugueses;
Preocupação com as novas gerações e com as suas perspectivas de vida;
Capacidade de ouvir e unir os Portugueses.

Manuel João Dias

 
At 11/08/2005 5:33 da tarde, Blogger PTM said...

Sr Terras do Demo, quer quer que o senhor seja:
Alguma vez me ouviu dizer ou leu que eu disse que o Partido estava mobilizado em torno do Dr. Soares?
Nem tem de estar.
Esta é uma eleição de pessoas, não de partidos.
NAturalmente que o apoio partidário não é de desprezar mas não é solução para tudo.
E também digo que o surgimento da candidatura de Alegre pode ser o ponto fulcral para a não eleição de Cavaco pois Alegre consegue reunir em torno de si muitos descontentes, socialistas ou não que, de outro modo se poderiam abster ou nem sequer ir votar e isso só beneficiaria Cavaco.
Assim não, com mais uma alternativa torna-se mais difícil a Cavaco atingir a maioria absoluta que lhe permitiria ser eleito.
Há quem diga que isso dispersa o voto, mas não há aí qualquer problema, que assim seja, o voto dispersa-se entre candidatos da esquerda, logo impedindo a eleição à partida de Cavaco.
Por isso reafirmo que com Alegre torna-se muito mais difícil não haver 2.ª volta... e ainda bem.

 
At 11/08/2005 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Quanto aos restantes candidatos, naturalmente que Mário Soares tem a seu favor o aparelho partidário e os apoios que daí advêm bem como uma vantagem em termos mediáticos.
"(parte de comentário de paulo marques)

Desculpe dr. Paulo Marques, mas quando refere o aparelho partidário naquele contexto dá a entender que há uma coesão que não existe na realidade, perdoe a interpretação senão era sua intenção.

Quanto à segunda volta discordo de si, pois mesmo que tenha razão o resultado num 2 não será suficiente para não eleger Cavaco. Assim uma segunda volta só tem um significado que é mais €€ gastos do bolso dos contribuintes. Sabe é como os referendos, para além de não podermos andar a referendar sempre o mesmo indepentemente dos resultados escurtinados (bem sempre se pode tentar fazer passar por outras vias mas...), estas acções GASTAM € e como sabemos quem paga a factura são sempre os mesmos.

 
At 11/09/2005 10:04 da manhã, Blogger PTM said...

Quando falo de aparelho partidário falo em termos organizativos e de apoios de material por exemplo, bem como apoio de figuras proeminentes da direcção do Partido. Tão só isso, e é relevante.
Mas eu também não posso crer que uma das razões para votar Cavaco será porque sai mais barato a Portugal. Este eleição e este cargo e demasiado importante para pensarmos nisso, é a eleição do mais alto magistrado da Nação.
E apesar de as eleições serem em Janeiro não vamos por isso tentar~eleger o candidato em saldo.

 
At 11/09/2005 3:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rela tivamente a este confronto nada mais acrescento que o seguinte artigo do correio da manhã:

LER AQUI

Acho que não pode haver um candidato com tais assuntos pendentes directa ou inderectamente com o governo.

Desculpem o uso duplo deste artigo...mas a ser verdade (pelo menos não foi desmentido pelo governo e não foi comentado pela fundação) é por demais ultrajante.

 

Enviar um comentário

<< Home