8/07/2006

Municípios sem fronteiras, um evento a repetir...

Após ver o programa das festas do concelho deste ano, este parecia-me ter à primeira vista alguns pontos positivos, mas globalmente muito fraco. Por isso foi com enorme surpresa que esses poucos pontos positivos se tornaram em pontos muitos forte, e estou óbviamente a falar dos jogos Municípios sem Fronteiras. Foi interessante ver o envolvimento e a participação das pessoas do concelho directamente na festa, e não apenas como meros espectadores. MUITO BOM. Gostei e superou as minhas espectativas...

Não queria terminar sem falar numa situação menos positiva. Estas festas foram pautadas pela contenção de gastos. Até aí estou de acordo. Mas nos outros anos foi organizado um evento, que não trazia grandes custos para a autarquia e que chamava muita gente ao concelho. Estou a falar do Torneio de Futebol 24 horas. Esta é claramente uma situação A REVER...

E a sua opinião ?

22 Comments:

At 8/07/2006 2:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo com o conteúdo do post!
Manuel João Dias

 
At 8/07/2006 4:40 da tarde, Blogger Viperina said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8/07/2006 4:43 da tarde, Blogger Viperina said...

Concordo plenamente que evento Municipios sem fronteiras, foi um sucesso.


Relativemente ao "Torneio 24h" é com pesar que vejo que não se realizou, evento esse que
ano após ano vinha conquistando participantes, visitantes e visibilidade.

No entanto, exigesse mais criatividade para rentabilizar, potencializar e dinamizar os recursos existentes com os meios ao alcance a autarquia, mesmo que em mente se tenha (como este ano) uma estratégia de contenção e de redução de custos.

E quanto a mim, ainda não houve esse alguém criativo, nem me parece que esteja para breve.

Lanço um desafio a todos que aqui participam. Pensemos nos custos inerentes a realização de por exemplo - uma Feira da Gastronomia???

agora vejamos:

se o espaço for publico ou propriedade da autarquia?

se o evento se realizar em simultâneo com outros de cariz diferente? em quanto se diluirá custos como são: o policiamento, abastecimento de água e luz, limpeza de espaços,..., pelos vários eventos?

se o recinto for vedado?se a vedação já existir ou que seja possivel construi-la com recurso a meios proprios?

se os participantes/expositores pagarem inscrição? se os visitantes pagarem entrada?

se o evento promover produtos da região? e que esses produtos até tenham associações que os promovam com fundos para a divulgação dos mesmos?

se a região de turismo da área contribuir?

se...


sei que muitas mais potencialidades estão por identificar, tal como muitas necessidades não estão identificadas, sei que este pequeno exercicio é redutor...

MAS SEI QUE, POR BASE E PRINCIPIO É ASSIM QUE SE FAZEM AS COISAS, PENSANDO NO QUE QUEREMOS, ANALISANDO O QUE TEMOS E SENDO CRIATIVOS A SUPRIMIR AS CARÊNCIAS/O QUE NÃO TEMOS.

cmps

 
At 8/09/2006 9:41 da manhã, Blogger PTM said...

Também concordo, e até antes de ser realizado já tinha dito que era algo de positivo trazer a este Concelho os Municípios sem fronteiras. Só não sei é se este evento entra na questão da redução ou contenção de despesas.
E, sinceramente, mesmo que tenham sido gastos os 4 ou 5 mil contos que ouvi falar para este evento, creio que foi dinheiro bem gasto pois como sempre defendi a cultura paga-se.
É tudo uma questão de opções. Ou ficamos sempre agarrados à pequenez do Concelho e nada fazemos ou tentamos algo mais.
O discurso camarário sempre apontou para a primeira opção em nome dos custos mas, felizmente, a prática foi noutro sentido.

 
At 8/09/2006 12:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

...e porque não fazer um acordo com a orquestra filarmónica das beiras, de alta qualidade e competência musical, a troco de um mecenato quase insignificante, que tem como contrapartidas "ene" espectáculos locais;
e porque não aproveitar o novo kartódromo paivense e trazer até nós uma prova do campeonato nacional, com centenas de intervenientes e divulgação via rtp 2 e suas positivas consequências turísticas;
e porque não trazer grupos de teatro periféricos como os do montejunto, acert, de tondela, de trancoso, da guarda... e fazer um festival de teatro;
a câmara tem vereador da cultura, decerto. quem é e o que tem feito (e de que meios dispõe para fazer?)
os eventos culturais são assazmente marginalizados. muitas vezes até e pelo pressuposto da continuidade do atavismo (política que muito jeito deu a salazar!)
coragem... & ideias!
porque não fazer uma gazeta cultural do concelho, de publicação periódica;
porque não ter ideias e pô-las em prática?

 
At 8/09/2006 2:24 da tarde, Blogger Viperina said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8/09/2006 2:28 da tarde, Blogger Viperina said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8/09/2006 2:40 da tarde, Blogger Viperina said...

Exactamente Sr. Paulo Neto, era precisamente esse o ESPIRÍTO que pretendia descrever/aludir no exercicio. É ESSE O ESPIRÍTO INDESPENSÁVEL A UM GESTOR AUTÁRQUICO, A UMA EQUIPA AUTÁRQUICA, A UMA ASSEMBLEIA.

mas com pena lhe digo, que nestas coisas dos eventos/acções a tomar/propor procurando alcançar um maior nr de participantes, de áreas culturais, de publicidade,...,ao menor custo, aproveitando a "prata da casa" há sempre quem num rasgo de oportunismo pretenda recolher louros, semear a discórdia , enfim usar e abusar de manobras e tácticas de "jogo de futebol de anões" mesmo tendo "papel no cartório", mesmo tendo uma voz mais próxima de quem gere. Só pode haver duas razões para tal, ou falta criatividade/engenho para detectar estas sinergias/potencialidades ou mostrá-las/expô-las a esta altura do "campeonato" não dá direito a TAÇA e isso "para certos e determinados individuos" é que não pode ser!!!esperemos que seja a falta da primeira pois se é por falta de louros fraca atitude,fraca massa, fraco amor pelo que representa.

cmps

 
At 8/10/2006 10:04 da manhã, Blogger PTM said...

E porque não uma feira gastronómica que teria por base o melhor, mais característico e mais emblemático do nosso concelho: a truta?
Essa poderia ser a base para uma feira gastronómica na qual se dariam a conhecer outros produtos do Concelho e, à semelhança do que se faz e bem em outros concelhos, juntar a esta feira outras actividades sejam elas culturais ou desportivas.

Por outro lado o espaço da Praça do Município foi claramente desprezado por este Executivo e é pena que não se aproveite para fazer alguns espectáculos como teatro de rua, animação, ou mesmo simplesmente música. Até tem um anfiteatro ao ar livre que, se bem me lembro só foi usado aquando da visita do Dr. Jorge Sampaio.
Projecção de filmes ao ar livre como já se fez em anos anteriores.

 
At 8/10/2006 12:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

...porque não fazer a "semana aquiliniana" e trazer até Barrelas o seu filho sobrevivo, Engº Aquilino Ribeiro Machado, convidar a Universidade de Aveiro e a Universidade Católica, de Viseu, que trariam prelectores reputados ao "palco" ideal de acção?...
porque não fazer o festival do fado, co-organizado com a fadista local (filha do Octávio)?...
porque não ter ideias que se identificassem com o slogan eleitoralista "capital ecológica"?...
sabiam que um filho da terra é o responsável universitário por projectos de investigação na área das biomassas que está a ser adquirido pelas maiores empresas nacionais e além-fronteiras?... certo! filhos da casa não são milagreiros...
...a propósito, Manuel Custódio, o que é que já fizeste para responder a esse teu "slogan"/desafio que tanto te empolgava e tantos paivenses entusiasmou?
pois... cultura não dá votos; energias renováveis, são ficção; o "fado instrói mas o vinho induca"!
blábláblábláblábláblá,blá,blá,blá..

 
At 8/10/2006 2:01 da tarde, Blogger Viperina said...

e porque não a realização de uma feira mediaval na parte antiga da vila, com certames vários, trovadores, cantadores, comida e representações várias da época...se há porcos e bebida para campanhas tb tem de os haver para este tipo de iniciativas ou não??!!

de resto concordo integralmente com o post anterior e até começo já a concordar com PM :)
cmps

 
At 8/10/2006 3:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Porque é que vocês todos com tantas ideias e sugestões, não se candidatam nas próximas eleições autárquicas. Depois cá estamos nós para vos julgar. Não sei como é que uns suprasumos como vocês ´~ao se vêem em lado nenhum. Será vergonha ou outra coisa qualquer.
Cumprimentos democráticos,

 
At 8/10/2006 4:42 da tarde, Blogger Viperina said...

Deixe-me começar por lhe agradecer o elogio de "suprasumo", acho exagerado, mas dou-lhe o direito de ter essa opinião.

Mas deixe-me que lhe diga que não é pelo facto de não aparecer ou candidatar-me, ao quer que seja, que tenho medo de ser julgado ou avaliado, aliás, sou-o todos os dias no meu trabalho. Além disso tenho uma carreira que pretendo seguir e que no presente se sobrepõe a uma candidatura a qq cargo politico.

Mas não é por não me candidatar, não é por não aparecer que não posso ter ideias válidas e julgar quem votei.

Ao contrário do que fará exijo que quem a determinado momento decidiu assumir um cargo politico esteja a altura, apresente resultados, tenha acções que levem ao desenvolvimento.

cmps,

 
At 8/11/2006 8:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Feiras Gastronómicas , Aqulinianas , Medievais ... onde é que eu ja vi isto e sem grande suvesso ..
Criatividade , Criatividade ...
E já agora , os jogos sem fronteiras nao excluem a realizaçao de festas com artsitas que divirtam a populaçao do concelgho e tragam gentes de outras paragens. Vejam o que se passa, em Vouzela , concelho onde foram "criados" os jogos sem fronteiras do distrito de Viseu .
Passem à frente dessa treta da contenção de despesas já cheira mal ... é preciso é saber gastar ..
E não me venha com aquele tipo , Durão Barroso , "que nao haveria festas enquanto em Portugal uma criança tivesse fome" .. Tretas populistas ..
Prá frente é que é caminho ..
Criativa imiaginaçao e abertura de cabeça ... Não sejam pequininos , para isso ja chega o territorio do nosso concelho que por ser pequeno tem que ser grande nas iniciativas para se lhe dar visibilidade

 
At 8/15/2006 9:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Foi uma chapada de Luva Branca para aqueles que se preparavam para criticar. Parabéns pela iluminação.

 
At 8/17/2006 6:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

já alguém reparou que os 3 ecopontos que estão na rua Egas Moniz ganharam "pernas" e mudaram de sítio..... e porque?

 
At 8/22/2006 8:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Os 3 ecopontos se calhar mudaram de sitio talvez por causa dos vandalos dos franceses que vem sempre pra vila nova de paiva arranjarem confusao.Se calhar mudaram-nos pra nao os estragarem

 
At 8/22/2006 10:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

não me parece que seja esse o motivo até porque eles já lá moravam à uma data de anos e nunca foram vandalizados. e também não me parece acertada a escolha do novo local a não ser que seja uma situação provisória.

 
At 8/23/2006 6:53 da tarde, Blogger Vitor Sá said...

Alguém me sabe dizer qt postos de trabalho vão criar as duas novas empresas instaladas no parque industrial (Embeiral e Intertelha) ?

 
At 8/24/2006 3:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sr ze paivinho nao sei mas devem ser bastantes pelas dimensões das instalações. Só espero que continuem a vir pro nosso concelho empresas dessas dimensões.
Cumprimentos

 
At 8/24/2006 5:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

era bom que esses postos de trabalho fossem ocupados maioritariamente por gente cá do concelho. desde que em igualdade de circunstâncias com os de fora fique bem claro.

 
At 8/25/2006 12:36 da manhã, Blogger Unknown said...

É muito positivo que haja empresas que tomem a decisão de desenvolver a sua actividade no nosso concelho. Desta forma, não só reforçam o seu crescimento, como contribuem para que o meio em que se inserem se desenvolva.

Estão de parabéns todos os intervenientes no processo de fixação das empresas Embeiral (PME Excelência em 1998) e Intertelha (PME Excelência em 2001). A primeira com 61 trabalhadores e a segunda com 29 trabalhadores são empresas com know-how.

Sobre a Intertelha, o site da empresa disponibiliza informação sobre a organização,obras já realizadas, produtos, links, notícias e downloads.

Provavelmente quem por aqui passa, já visitou o site da Intertelha, mas atrevo-me ainda assim a registar aqui o contacto para os eventuais interessados na sua consulta.

Endereço: http://www.intertelha.com

Atentamente,

Jorge Remondes

 

Enviar um comentário

<< Home