8/28/2006

Isto sim é uma ideia concreta, e claramente positiva...

PND quer que beneficiários do RSI realizem trabalho comunitário

O Partido da Nova Democracia (PND) vai lançar uma petição ao Parlamento para que os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) sejam obrigados a prestar serviço comunitário, anunciou este sábado à noite o seu líder, Manuel Monteiro. No primeiro comício da história do PND, que visou marcar a «rentrée» política do partido, Monteiro defendeu que os beneficiários do RSI sejam obrigados a prestar serviços como «limpar matas, ruas ou jardins», de modo a que «não ande uma parte do povo a trabalhar com outra a acordar já com o dia ganho».

Esta mesma noite, em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha, onde dec
orreu o comício, o PND iniciou a recolha das assinaturas necessárias para que a petição possa ser entregue na AR.
Na sua intervenção, Manuel Monteiro lançou o já previsto desafio para que a direita se assuma como tal em Portugal e «recentre» o regime político, que na sua opinião se encontra «demasiado virado à esquerda».

O líder do PND, que escolheu como palco para o primeiro comício do partido o local onde realizou a sua última iniciativa enquanto presidente do CDS/PP, deixou claro «estar de volta para lutar na política portuguesa».

Essa luta, disse, passará pela defesa de «uma revolução à direita» e que consistirá no «combate ao estigma de que ser de direita é ser do antigamente ou dos ricos».
«A situação ainda hoje se mantém assim porque há muita gente que se rotula de direita mas que se alimenta do orçamento da esquerda, com tachos na Caixa Geral de Depósitos ou nos Correios», disse, apelidando-os de «novos aristocratas da República».
Antes, em declarações aos jornalistas, Monteiro havia-se já demarcado da imagem de que «ser de direita é ser-se queque ou tia».

Considerando que o social-democrata PSD ou o centrista CDS não podem ser considerados partidos de direita, o líder do PND adiantou que irá lançar neste Outono uma reflexão nacional sobre o que é pertencer a esta área do espectro ideológico.
Essa reflexão acontecerá numa digressão que Monteiro fará a várias zonas do país antes da realização do congresso do PND, agendado para Outubro.
Manuel Monteiro, que falava entre as três jovens e semi-despidas bailarinas que momentos antes haviam acompanhado no palco o músico brasileiro Milton Soares, disse «não ser filho do Estado Novo nem herdeiro do marcelismo», mas sim homem «crescido na liberdade».
«É essa liberdade que defendo: liberdade de ser de direita», afirmou, recordando as suas «origens humildes» para garantir que a sua direita «não é a marcelista nem a dos ricos, mas sim a do povo».

Falando perante cerca de 200 apoiantes, assim como para os veraneantes que passeavam na marginal de Vila Praia de Âncora ou se sentavam nas suas esplanadas, o líder do PND criticou, sem o referir directamente, Marcelo Rebelo de Sousa, ao falar dos que «aos domingos fazem homilias na TV».
«Não gostam de mim e compreendo porquê: porque eu sou do povo. Gostam menos de mim do que daqueles que passam a vida a criticar e que muitas vezes são quem lhes paga o ordenado ao fim do mês», disse.

Mais tarde, confrontado pelos jornalistas, assumiu estar a referir-se ao comentador Marcelo Rebelo de Sousa, que, na sua opinião, o tem «atacado de forma deselegante», ao nomeadamente, se referir a si como «de extrema-direita».
Manuel Monteiro retomou algumas das batalhas que já promovia no PP e que manteve desde que o PND nasceu, nomeadamente a defesa da «pesca e da lavoura» nacionais.
«Pode um país dizer que é livre e independente quando abandona a sua pesca e a sua lavoura porque há países na Europa que querem que apenas consumamos?», questionou, considerando que «Portugal tem todas as condições para ser grande entre os grandes».

Diário Digital / Lusa

6 Comments:

At 9/04/2006 2:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

de 3 só falta um cargo da responsabilidade directa do presidente da camara.
secretário, assessor, chefe de gabinete.
ainda tinha tido uma solução interna que até poupava algum dinheiro e poderia ser uma boa medida, mas essa já voltou ao seu posto, era preciso mais pessoas. e os custos com pessoal? já não valem agora?

 
At 9/05/2006 10:46 da manhã, Blogger Vitor Sá said...

Quem é que está como assesor ?

 
At 9/11/2006 2:50 da tarde, Blogger Viperina said...

Desde as eleições autárquicas e perante os candidatos que a disputavam as minhas EXPECTATIVAS eram baixas.

Os então candidatos dos principais partidos não me ofereciam grande entusiasmo, nem tão pouco eram garantia de que algo iria melhorar, de que haveria uma linha estratégica clara para desenvolvimento do concelho e um crescimento sustendado salvaguardado.

agora e já passados (desperdiçados?!) alguns meses de governação, estou convicto que não há preparação, não há estratégia, não há planos para assegurar o desenvolvimento,nem tão pouco uma oposição capaz de impedir o marasmo e prôpor alternativas.

Confesso que gostaria de estar errado mas...

O recrutamento desenfriado e sem atender a qualquer tipo de necessidade efectiva - continua ou aumentou (até hoje cerca de 15 funcionários foram recrutados), o dr. Avantino - continua a abster-se nas votações sobre o pretexto de não conhecer as matérias que estão em votação (só revela a capacidade deste senhor, até aceito, com alguma dificuldade, confesso, que o sr. não vote porque ainda não lhe deram um espaço onde possa analisar a documentação convenientemente, mas convinhamos tem tempo e espaço adequado para analisar as propostas de formação que chegam a Câmara e inclusivamente levar a sua eventual participação e comparticipação nas mesmas a votos não têm?então?), não se conhece que passos estão a ser dados para fixar a população, para atrair empresas, para fomentar o turismo, não se conheçe e não é que algo que esteja a ser preparado, pois se o argumento "cola" com muito boa gente, lendo com atenção as actas de reunião da assembleia comprovasse que apenas obras avulso estão no horizonte.

No entanto e precavendo um futuro repleto de afazeres os nossos gestores autárquico(futuro esse que apenas virá por obra do divino se vier?!) precavêem-se e já contam em seu redor com secretária e acessor juridico e vejamos se por aqui fica a equipa?!

Hoje Vila Nova de Paiva tem novamente o ar de Vila a marinar, a evoluir ao sabor das vontades de meia dúzia...continuamos a ver os jovens nos cafés (os habituais edificados a poucos metros das escolas como convém), por não haver alternativas culturais, de entretenimento, desportivas (as piscinas fecham no verão já deram por ela?!).

Resta-nos uma entrada nova que está há uns meses na forja, abrirá com popa e circunstância estou certo, mas quais são as mais valias efectivas de tal empreitada?

já temos novos troços em vila Nova de paiva, nomeadamente um com 100-150 metros desde o lar de idosos até quase, quase a rua em frente das finanças...e...um outro desde o lar de idosos, até a um arruamento recente que liga a avenida aquilino ribeiro ao parque da vila, o curioso é que a construção de um destes troços permitia poupar a construção do outro, mas certamente haverá algum motivo "estratégico" que ainda não descortinei...

enfim anda tudo aparentemente tão calmo em Vila Nova e no seu concelho que eventualmente até já o dr. PM se entendeu e concorda com o que o Noticias do Paiva publica.

cmps

 
At 9/20/2006 1:44 da tarde, Blogger PTM said...

É difícil concordar com o que o Notícias do Paiva publica. Mas por vezes também estar sempre a cair no mesmo, sempre a bater na mesma tecla é dar relevo a quem muitas vezes não merece.
O Notícias do Paiva é, neste momento, em meu entender, a melhor máquina de propaganda do Sr. Presidente da Câmara, como o foi na campanha, e como já antes era a maior oposição, já estamos habituados a isso.

 
At 10/05/2006 11:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

TIVEMOS AZAR COM OS POLITICOS. DESDE O PRESIDENTE DA CÂMARA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA,ETC. SÃO TODOS UNS BANANAS. UM NÃO SABE NADA DE NADA. O OUTRO NÃO SE SABE IMPOR NAS ASSEMBLEIAS. VÃO PARA CASA MEUS SENHORES.

 
At 10/09/2006 9:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É lamentavel o uso pessoal que o PSD do Sr Custódio faz dos cargos publicos.
Logo a seguir às eleições era obvio que o Presidente eleito precisava de ajuda uma vez que o segundo da lista como não contava ganhar , e não deve acreditar na continuidade , não quiz lagar a actividade privada. Por isso a Dra Cristna, 3ª da lista , foi chamada para o gabinete, mto bem . Mas como o interesse não é servir quem neles votou mas servirem-se , deu de frosques assim que soube que o tempo da camara não lhe contava para a carreira de professora porque ainda não era efectiva . ( mas para que se candidatou ? Outra claro que nem sonhava ser eleita ) . Mas agora como o concurso de Professores a mandou para a Madeira e não dá muito jeito , ir para lá , volta para a camara , gabinete do Presidente de onde saiu ... Enfim para esta gente os lugares publicos não são para servirem o concelho que os elegeu mas sim para se servirem .
Como diria F Ruas . Só corridos à pedrada ..

 

Enviar um comentário

<< Home