12/13/2005

TGV: Sim ou Não


Acha que esta é uma obra prioritária para o desenvolvimento do país ?

Está de acordo com este projecto ?


Diga de sua justiça...

17 Comments:

At 12/14/2005 11:07 da manhã, Blogger PTM said...

Completamente de acordo.
Naturalmente que esta é uma opinião muito susceptível de ser criticada mas sou da opinião que não podemos ficar para trás, temos de fazer um esforço grande de convergência e competitividade.
Concordo em absoluto com este projecto. Agorã, não discuto se o traçado devia ser mais para a esquerda ou mais para a direita, creio sim é que, ao contrário do que o Dr. Ruas diz, não tem qualquer lógica que páre em Viseu, quando nem sequer um comboio há.
É mais importante o comboio aqui do que o TGV.

 
At 12/14/2005 12:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião o TGV é uma obra essencial para Portugal.

Sendo periféricos da europa com todas as desvantagens daí resultantes e tendo em conta a obrigatoriedade da globalização da economia é essencial este tipo de meios para que possamos cada vez mais ser um país desejável ao investimento, para que possamos receber e colocar bens e pessoas em qualquer parte da europa a preços competitivos.

No entanto, acho que a questão do traçado, não tão irrelevante como o que foi dito. Senão vejamos e estabelecendo uma comparação com o traçado Vila Nova -- Viseu, à semelhança do que neste traçado aconteceu - vila nova uma 2 hipotese a satão, estrangulamento do desenvolvimento fruto da proximidade a viseu, também no caso do TGV uma das hipoteses para o traçado estrangula portugal, tornando-o numa dependência de espanha e de madrid.

Sou da opinião que uma obra desta envergadura e contemplando estes investimentos deverá cobrir o mais possível o território nacional, e para mim idealmente ser criado o triangulo estratégico - porto ---lisboa----faro-----viseu - dessa forma temos o norte ligado ao sul e viseu um ponto estratégico do centro e do interior do pais. Mais a ligação a faro permite a ligaçao a sevilha, resultando daí uma minimização da deendencia da capital espanhola.

Concluindo é salutar este tipo de infra-estruturas/meios, pese embora os estudos e planos estratégicos que deverão ser feitos...digo isto porque nem sempre (veja-se a OTA) assim o fazemos.

 
At 12/14/2005 1:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Relativamente a este assunto, tenho algumas dúvidas que me assolam e me assustam.

Qt à necessidade de melhorar o plano ferroviário nacional acho que não existe a minima dúvida. Somos um país que utiliza em demasia o automóvel relativamente ao comboio, e hoje em dia todos os paises desenvolvidos possuem boas ligações ferroviárias.

Qt ao TGV ? Meu Deus é mt milhão o custo deste projecto, para além de que o investimento do estado vai ser enorme. Para além disto eu pergunto: será que um país que esteve 10 anos a tentar melhorar a linha do norte e passado esse tempo as melhorias são poucas ou nenhumas tem capacidade para um projecto deste ? Sim pq não se deve esquecer que o actual alfa pendular apenas circula a 200 km por hora em 20% do traçado, pq por razões de segurança nos restantes troços apenas é possível circular a uma velocidade média de 80Km/h.

Depois existe o preço dos bilhetes. 40 euros para ir ao Porto parece-me mt para a bolsa dos portugueses. Podem dizer que é para fazer concorrência ao avião, mas meus amigos, a quantidade de pessoas que se desloca de Lisboa ao Porto de avião não justifica a construção do TGV.

Por tudo o que foi dito, acho que deveria haver TGV, para ligar a Madrid e acho que deveriam ser feitas melhorias significativas na linha do Norte para que os Alfa pudessem circular a uma velocidade média acima dos 150 Km/h.

Para o país que somos acho que era suficiente, e com toda a certeza sairia tudo bem mais barato...
Por tudo isto NIM: NÃO ao Projecto actual, SIM a um plano ferroviário similar ao que descrevi...
Até breve

 
At 12/14/2005 2:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro ZP apesar de partilhar algumas das suas preocupações no que concerne à gestão e aos custos envolvidos, permita-me que discorde da sua opinião.

Julgo que melhorar e rentabilizar a rede ferroviária nacional não é incompativel, bem pelo contrário, com o que refere. Assim sou da opinião da construção do TGV e claro com toda uma rede férrea à escala nacional de qualidade que tenha em conta os apeadeiros do TGV.

Prefiro dinheiro e fundos para TGV's do que para Estádios e que tais (atenção não estou a dizer que ZP tem essa opiniao)...mais estas obras como o TGV, a OTA apesar de discutiveis quanto à localização, custos,..., são na minha perspectivas obras de futuro e que dão futuro a POrtugal

 
At 12/14/2005 2:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cara viperina:

Aceito a sua opinião. Agora só de olhar para os custos... UI..até me arrepio sabendo da apetência dos portugueses para as derrapagens orçamentais... Podemos estar a entrar num caminho sem volta... Oxalá eu me engane.

 
At 12/14/2005 7:35 da tarde, Blogger Sergio Pereira said...

O TGV pode ser uma obra necessária, mais existem inúmeros problemas que temos que olhar com atenção.
Também possuo a mesma preocupação que o Sr. ZP em relação aos custos, ainda mais quando não existe um traçado final definido e o Sr. Ministro já tem um orçamento para a obra (fantástico, não é?).
Não podemos esquecer que 40% do valor vai sair dos nossos impostos.
Outra preocupação são os 100.000 postos de trabalhos, que na verdade são números irreais, O Sr. Ministro esqueceu-se de acrescentar ao seu discursos a palavra TEMPORÁRIO. Mesmo assim, serão criados no máximo apenas 35% deste total.
Depois existe outro problema: Quando for quebrado o monopólio que a TAP e a Ibéria possuem nas ligações aéreas entre Lisboa/Porto – Madrid, vão aparecer empresas de Low Cost a realizas ligações aéreas do tipo 5 € mais as taxas, como já acontece para a Inglaterra.
Mais uma coisa, do que vale um TGV com paragens a cada 50 ou 60 km como e o caso do troço Leiria/Coimbra/Aveiro/Porto.

Começo a ficar cansado e desiludido com os nossos políticos. É sempre a mesma história tanto o PS como PSD/CDS-PP, possuem os seus governos marcados por discursos irreais e incompatível com a verdade. Mudam-se os partidos mas na realidade as formas de iludirem o povo com promessas e números e que não muda.
Acho que está na hora do povo começar a enxergar este tipo de estratégia e dar um sonoro NÃO a tais atitudes.

 
At 12/14/2005 7:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Austro,

concordo consigo quanto à questão, que não é menor dos custos, derrapagens e gestão de toda esta empreitada, aliás já o tinha referido. Partilho também, o mesmo sentimento de frustração relativamente a esta classe politica, que salvo raras excepções nos diversos quadrantes, padece de uma maleita comun de falsidade e oportunismo.

No entanto, acho que a fortes razões não só económicas para apoiar um projecto deste género como o TGV.

As razões estão para lá da futura gestão e do descrédito dos politicos, as razões são as da mobilidade, as da competitividade de um pais, as de meios e vias de comunicação progressistas rápidas, cómodas e eficientes.
Concordo consigo quando refere o facto de um TGV com paragens de 50-50 kms mas no entanto, acho que o plano nunca poderia passar por 1 paragem em lisboa, na minha opiniao, o TGV em sintonia com toda uma rede ferroviária capaz deverá e tem obrigação de ser um meio de combate à interioridade. Poderá paracer excessivo este termo de combate a interioridade, mas o caro Austro sabe tão bem, ou melhor, quais os factores necessários para a fixação de tecido empresarial e fomento ao investimento.

Por todas estas razões eu diria antes: acho que está na hora do povo de politicos e as suas falsidades, mas exigir estratégia, rigor e obras de progresso.

 
At 12/14/2005 7:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

No comentário anterior faltou dizer alguns do factores de fixação de tecido e fomento ao investimento:

1- espaço para estabelecimento
2- acesso a matéria prima
3- acesso a mão-de-obra
4- mobilidade meios/vias
5- ...

 
At 12/14/2005 10:49 da tarde, Blogger Sergio Pereira said...

Cara Viperina,
Acho que não fui muito claro no meu post.
Não sou contra o TGV, apenas mencionei algums problemas que acho que requerem um melhor entendimento.
O meu sonoro NÃO refere-se a forma como o governo manipula e passa a informação para o povo.
Saudações

 
At 12/15/2005 12:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

queira desculpar austro, foi erro de interpretação

cmps

 
At 12/15/2005 10:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Austro:
Quem fala assim não é gago. 100% de acordo

 
At 12/16/2005 12:47 da tarde, Blogger Fipa said...

Parece-me francamente desproporcionado termos um TGV num país no qual o alfa-pendular passa a mior parte do seu percurso a velocidades muito aquém da sua velocidade máxima, porque o traçado e a qualidade da linha não o permite. Mais valia aproveitarmos ao máximo os recursos ferroviários de que dispomos, melhorando e expandindo as nossas linhas e investindo na actualização dos equipamentos, o que seria infinitamente mais barato e nos faria a todos um melhor serviço.
Num país com as dimensões do nosso, não faz sentido ter um TGV, o investimente não compensa o tempo que se poupa (em comparação com um alfa-pendular a fazer o mesmo percurso à velocidade a que poderia fazê-la com linhas melhoradas).
O traçado não é, nem de perto irrelevante, porque o pára-arranca no TGV, não só é dispendioso em termos energéticos, como significa que este não fará a maior parte do percurso a velocidade de cruzeiro: quando chega aos 300Km/h tem novamente de abrandar e assim sucessivamente. E se não é para andar mais depressa que os outros, para que é que queremos essa obra faraónica? A haver TGV, é indefensável que este faça paragens em todas as capelinhas e cidades médias.
Além disso, a linha de TGV forma uma barreira instransponível para quase todas as espécies (excepto as que voam), e será que precisamos de mais um problema ecológico no país dos incêndios, do alqueva, da indústria do papel, dos resíduos de explorações suínas nos rios e das cimenteiras?

 
At 12/16/2005 5:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acho que se está neste debate a cair num erro um tanto ao quanto redutor.

É importante debater o TGV na abragencia e no tipo de serviço que este irá prestar à escala nacional, sem dúvida, mas, no entanto, e este é quanto a mim um dos grandes argumentos que sustentam a viabilização do TGV, é a ligação aos restantes estados membros.

Assim até aceito facilmente de em deslocações porto--lisboa, não tenhamos a qualidade de serviço (entenda-se tempo, nº de paragens,...), mas já me custa não aceitar as enormes vatangens que trará o TGV numa hipotetica deslocação a madrid ou a Paris...


Condordo que não será fácil, que não será um investimento pesado para todos nós contribuintes....mas os estádios não o foram tb? mas e os retornos daí resultantes não iremos beneficiar? Peço para que debatamos o TGV na sua total abragência - um meio nacional, mas principalmente europeu - pois à escala nacional que se melhore a rede ferroviaria com um plano de interliçação às estações do TGV inteligente.


cmps

 
At 12/16/2005 6:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cara viperina:
Se ler com atenção os meus comentários, verá que é essa a solução que defendo. Ligação a Madrid em TGV e melhoramentos das principais linhas para o ALFA pendular circular a uma velocidade média de 150 km/h. É o suficiente para um país como Portugal.
Cmp

 
At 12/17/2005 12:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este projecto vai custar qq coisa como 7,6 mil milhões de euros, mais as derrapagens, deve ir lá para os 9 mil milhões de euros...ir hoje de Lisboa a Madrid de avião, já se arranja viagens à volta de 150 a 200 euros (ida e volta), o mesmo percuso de TGB vai custar em princípio 160 euros (ida e volta) segundo valores avançados pelo governo...bem, logo aqui o avião vai ganhar, além da rapidez...Portugal como país minúsculo o que precisa é de comboios pendulares, a viagem de Lisboa ao Porto demora mais 30 minutos...mas será que é assim tão importante? será que vale tanto investimento? os elefantes brancos já estão todos feitos, agora vão começar a fazer elefantes brancos andantes, só que estes são caros, a palha é servida numa manjedoura de ouro...existe tanto lugar e tanto investimento para fazer???e muito mais prioritário???

A Irlanda que passou Portugal à mais de 10 anos, não tem TGB e diz que nem quer...porque será?

Miguel Magalhães
mdois@msn.com

 
At 12/17/2005 11:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sr Miguel Magalhães:
É por trocas de ideias como estas sobre o TGV que eu gosto de participar neste blog. Digo isto porque temos as nossas opiniões sobre um dado tema e lendo as opiniões de outras pessoas podemos solidificar mais as nossas opiniões ou então ver que se calhar não. Estou a dizer isto pq no seu comentário falou num pais, a Irlanda que possui um nível de vida mt superior ao português e uma área geográfica algo parecida e não precisou do TGV para se desenvolver, um investimento caríssimo e que a meu ver não é prioritário. Ora aí está um bom exemplo.
cmp

 
At 4/20/2008 8:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa Noite... Eu não tenho bem a certeza mas é o seguinte queria saber por onde vai circular a nova linha do TGB porque a minha casa fica perto do que dizem passar a nova linha e vao-me retirar as terras e queria saber também se me vao tirar a casa por ficar la perto. Moro perto de Espinho

 

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