1/30/2006

MIT acrónimo de Missão Impossível para socraTes

versus




Sócrates exclui consórcio em rede e admite a ligação do MIT a apenas uma universidade portuguesa.

O Governo pretende dedicar até ao final da legislatura mais de 100 milhões de euros em fundos públicos para atrair pólos universitários de investigação, como o MIT. Grande parte das verbas virão do próximo Quadro Comunitário de Apoio, e serão canalizadas através do Plano de Investimento em Infraestruturas Prioritárias (PIIP). O secretário de Estado da Ciência, Manuel Heitor, desloca-se hoje a Boston para dois dias de reuniões decisivas no MIT.

fonte:Diário Económico

7 Comments:

At 1/30/2006 10:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

CONFLITO DE INTERESSES

Infelizmente o que aqui está em causa não é o interesse do país!

Ora veja-se:

José Tavares disse que o ministro Mariano Gago está a desenvolver para que o projecto conte com a parceria exclusiva do IST, excluindo dele todas as universidades.

«Mariano Gago, ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e João Sentieiro, presidente da Fundação Ciência e Tecnologia, são o Estado-Maior da Ciência e Tecnologia. O que têm em comum? Todos têm ligações ao Técnico. Só não vê quem não quer», atira o antigo presidente da Agência para a Inovação.
A informação de que Mariano Gago apresentou a demissão, há vários meses, já chegou ao antigo presidente da Agência para a Inovação, ou por via de «boato insistente no meio académico» ou por meios «mais credíveis».

Enquanto os interesses "pessoais" se sobrepuserem aos interesses do país nunca iremos longe

Alguém dizia que "são os políticos que merecemos..." Não são concerteza os que eu mereço, mas para isso não se pode ficar de braços cruzados... Espero não ser o único....

Terrasdodemo

 
At 1/31/2006 9:54 da manhã, Blogger Viperina said...

Concordo com o comentário anterior quando refere que esta é umas das razões para o pais estar como se encontra.

Interesses pessoais ou mesmo de um colectivo de pessoas são postos à frente do interesse público em prejuízo de todos nós.

Influências, pressões, lóbis são exercidos para que determinadas situações perdurem ou até mesmo tenham desfechos contrários ao que seria desejável acontençam.

Trata-se de um país pequeno...mais pequeno ainda em mentalidades repleto de pessoas com influência que não hesitam em colocar os seus interesses em primeiro plano.

Só espero que os gestores deste prestegiado instituto não se desiludam com esses senhores...e levem o que seria um importante avanço para um outro local, ou outro país de portas escancaradas à sua entrada.

 
At 1/31/2006 2:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hoje no Diário Económico...

Ver: http://www.diarioeconomico.com

Muitas candidatas para uma só parceria com o MIT

"A vaga de “candidaturas” terá um só vencedor, já que o primeiro-ministro assegurou no Parlamento que o Plano Tecnológico prevê apenas ligar uma universidade portuguesa ao MIT."


Ou muito me engano ou o vencedor será o IST....

Terrasdodemo

 
At 1/31/2006 2:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parecem os óscares só que neste caso já se conhecem os vencedores...

And the WINNER is.... IST

Terrasdodemo

 
At 1/31/2006 9:11 da tarde, Blogger Viperina said...

Fosse tão certo o euromilhões...:)

 
At 2/01/2006 2:18 da tarde, Blogger PTM said...

O problema é que com estes "fait divers" se desvia a atenção do essencial e do fulcral.
A vinda do MIT para Portugal é uma notícia absolutamente fantástica para o País que assim tem acesso e colabora em projectos inovadores, enriquecedores e de qualidade indiscutível.
Seja o IST ou outra Universidade, a verdade é o o MIT é uma extraordinária mais valia para Portugal. Algo que nos poderá trazer muitos benefícios e que vem de encontro ao Plano Tecnológico traçado.
É factor de desenvolvimento do País. Os nossos governantes trabalharam bem neste sentido.

 
At 2/01/2006 2:51 da tarde, Blogger Viperina said...

Acha mesmo que são "fait divers" Paulo???

E se por causa deles se inviabilizar a vinda dessa instituição, aumenta a sua classificação???


Não creio que sejam factos menores, nem que tão pouco estejam a ser usados aqui ou noutros locais para desviar a atenção ou menosprezar o esforço na captação de investimento estrangeiro ou como neste caso intituições externas.

Temos de enaltecer o trabalho levado a cabo pela agência de inovação, a API por todo o investimento que está a gerar foi uma boa medida apesar de criticada no passado.

Recordo que se avizinham potenciais concretizações significativas para portugal como sejam: Monteiro de Barros em sines com empresa na área dos Lubs; empresa Turca líder mundial no fabrico de poliester; BP com o maior parque solar da europa em mora; IKEA produção de mobiliário com a possível instalação de 5 unidades no nosso país;...


estamos cientes destes investimento, estamos certos que a concretizarem-se serão também devidos ao esforço do Partido SOcialista e do governo mas não será a sua obrigação? teremos nós de minimizar as nossas criticas por estarem a fazer ou terem feito o que lhes competia?

Não me parece.

Outra curiosidade o que acha o Paulo das medidas tomadas por este executivo relativamente à API????

cmps,

 

Enviar um comentário

<< Home